Re: laptop 4Mb, parte 2, erro com kswapd

On Tue, Jan 15, 2002 at 12:24:05AM +0000, Marcio Roberto Teixeira wrote:

> Olá pessoal.
>
> Consegui instalar a potato no laptop (IBM, Thinkpad, 360C, 4Mb de
> ram). Segui a sugestão do colega José Leonardo (muito obrigado,
> José !): instalei o "sabor" compact.
>
> Estou recompilando o kernel, a partir da compact, tentando
> eliminar tudo que não for essencial para funfar o laptop. Será
> este o caminho?

Parte dele, sim.

> Alguma outra sugestão?

Sim, de fato.

Ash. Shell completamente compativel com POSIX, instala ele, e substitui o
link /bin/sh --> /bin/bash por /bin/sh --> /bin/ash. Só isso aumenta a
velocidade dos scripts shell. Considere tambem utilizar ash como shell, ou
se for muito chato pra se acostumar, ksh ou tcsh. apt-get install ash !

Tambem tem o zsh, que apesar de não ser muito melhor do que o bash em termos
de memoria, tem milhoes de builtins, entre eles cp, ls, rm e um monte de
outros, evitando o overhead do fork()/exec().

Acostumese a executar programas que voce va deixar abertos por muito tempo
(top, X, etc) com exec programa. Assim voce elimina a copia do shell da
memoria, enquanto isso roda.

Se voce não usa um certo daemon, não o execute. E me refiro até a daemons
como inetd, portmapper, ou sysklogd. Eu não sinto falta deles na minha
estação, ela sequer esta na rede. Então eu não logo nada.

Tampouco tenho instalado nenhum mailer. E por consequencia, não tenho nem
cron, nem anacron, nem logrotate. Me diz pra que que eu preciso disso em um
laptop com 8 MiB de memoria?

Troque seus getty por mingetty. E reduza o numero deles. Eu costumava rodar
somente um deles, e um console X. Se X deixasse de funcionar, eu usava esse
console de emergencia.

Para editor de texto, tem alguns vi que são minimos, e se voce usa Emacs,
tem o tal do jed, com os mesmos bindings, ou o jove.

Com relação aos pacotes que voce for eliminar, tem certos pacotes que Debian
vai reclamar se voce tentar desinstalar, mais as coisas não vão quebrar. Não
tanto. Como diff, ae, ed ... Eu deletei ate as locales que não utilizo, ja
que potato instala todas elas. O mesmo fiz com os mapas de teclado que não
me interessavam, e o mesmo fiz com as informaçoes de timezones que não me
serviam. Apaga um bocado. Considere, se voce tiver outra maquina Debian
potato instalada em outro lugar, apagar até /usr/share/doc/*. A menos que
voce precise dessa informação a mao.

Tente utilizar rxvt, ou mesmo xvt. E pro Window Manager, tem o twm, mwm,
olwm e o flwm. Se bem que, com 4 MiB, acho dificil.

Deixa ver ... creio que não lembro de mais nada, mais com certeza tem outros
truques. Seria legal juntar eles em um mini HOWTO, especifico pra Debian.
Ah, lembrei de outro. Se voce se aventurar, instale busybox pra substituir
parte dos binarios padrao do sistema. Mas cuidado, deve ser facil de
estragar a instalação inteira brincando com isso.

         Boa Sorte reciclando a maquina. E me conte de qualquer coisa
	 legal e util que voce vier a descobrir, eu tenho interesse no
	 assunto.

	 Jordi S. Bunster
	 jsb@fuckmicrosoft.com