Re: Problemas com Exim

Quanto ao acesso do mundo externo, v. tem razão, claro que o servidor Apache é acessível, mas atrvés do firewall. Algumas portas estão bloquadas. Escorreguei nessa. O windows envia, sim, via exim. O servidor smtp está configurado com o endereço da máquina interna e o tráfego é interno, dá para ver no hub. Qdo uso linux e preciso enviar emails longos faço uma conexão dial-up, e uso o smtp do provedor, daí tudo funciona.
Vou verificar com o tcpdump. Já olhei nos logs e não vi nada que ajudasse.

Obrigado

Vinicius

José Roberto Kerne wrote:

Em Sun, 06 Jan 2002 12:14:35 -0200
Vinicius De Mario <vinicius.mario@vianetworks.com.br> escreveu:
VDM> Olá a todos, faz um tempão que não posto aqui, mas ando com um problema VDM> e não consigo entender o que acontece, quem sabe alguém me dá uma VDM> luzinha ... VDM> VDM> Ambiente: VDM> Tenho uma mini rede com 3 máquinas. Um firewall diretamente conectado a VDM> minha linha adsl. Um servidor com Apache, Exim, etc. Estas duas máquinas VDM> são Debian puro, quero dizer, não rodam mais nada a não ser linux VDM> (Debian Potato, devidamente atualizados periódicamente com apt-get). O VDM> firewall tem uma das NIC conectada ao adsl, com endereço IP do provedor. VDM> A outra NIC está configurada com endereço privado, 192.168.1.0/24. VDM> Portanto minha rede interna não é acessível do mundo exterior. Meu Opa... aí depende.. somente se o seu firewall estiver desta forma, ou se você não possui IP válido, vindo de seu provedor, caso contrário, terá um
IP válido sim!! Se alguem acessar diretamente o seu Apache, exim ,etc...
tem IP válido sim, e é acessivel na Internet sim!
:-)

Ah.. claro, o seu firewall tem que pelo menos fazer o NAT para esta sua máquina servidora da rede interna, caso realmente seja o seu caso, ou
se estiver em seu firewall, bem aí você deverá verificar se os serviços
estão "escutando" (em LISTEN) para os IPs, válido/inválido. ok!

> [...]
VDM> Uma terceira máquina, esta que eu uso, roda vários sistemas, que VDM> seleciono na hora do boot com lilo. Trata-se de windos NT, 2000, 98 e, VDM> claro, Debian Linux, versão woody, também atualizado periódicamente. VDM> VDM> Problema: VDM> Tenho em todos os sistemas da minha máquina de trabalho minha rota VDM> default configurada para o firewall e como servidor smtp o exim da VDM> máquina servidora com Apache. VDM> Qdo rodo windows (qualquer um deles) consigo enviar emails normalmente, VDM> independente do tamanho ou qual seja a qtde de anexos, tanto usando VDM> netscape ou mozilla (não uso Outlook nem por decreto). É bom esclarecer VDM> que cada sistema que rodo configura a NIC da máquina com IP diferente VDM> (p.ex, para o NT o IP é 192.168.1.5 e para o linux é 192.168.1.3), tudo VDM> se passa como se fossem máquinas diferentes na rede. VDM> Agora, qdo rodo meu linux woody e tento enviar email longos, com ou sem VDM> anexos, o smtp deixa de responder após receber uma certa qtde de bytes VDM> (sei lá, algo em torno de 70K). Na verdade, ele "engasga", responde VDM> muito de vez em qdo. O sylpheed até consegue enviar, mas o processo leva VDM> quase uma hora! O Mozilla e o Netscape ou travam ou abortam indicando um VDM> erro de comunicação. Para mensagens curtas, como este mail, tudo bem, o VDM> exim dá conta numa boa. VDM> VDM> E daí ? Por que com o windows o exim não dá pau e logo com linux trava VDM> deste jeito ? Já verifiquei o arquivo de configuração, li as man pages VDM> do exim e sinceramente não sei por que isto acontece. Será culpa do exim VDM> ou alguma configuração na rede ?

Bem... ambos (Windows e Linux) estão configurados para enviar suas mensagens
para o Linux (exim) ????

Já confirmou isto ?

Acho realmente estranho, e no que parece, recomendo uma verificação com
o tcpdump, para ver onde e o que está parando ok!!!

José Roberto Kerne
joseroberto@dicaslinux.com.br
Dicas Linux - http://www.dicaslinux.com.br
ICQ UIN: 14151604