Problemas com Exim

Olá a todos, faz um tempão que não posto aqui, mas ando com um problema e não consigo entender o que acontece, quem sabe alguém me dá uma luzinha ...

Ambiente:
Tenho uma mini rede com 3 máquinas. Um firewall diretamente conectado a minha linha adsl. Um servidor com Apache, Exim, etc. Estas duas máquinas são Debian puro, quero dizer, não rodam mais nada a não ser linux (Debian Potato, devidamente atualizados periódicamente com apt-get). O firewall tem uma das NIC conectada ao adsl, com endereço IP do provedor. A outra NIC está configurada com endereço privado, 192.168.1.0/24. Portanto minha rede interna não é acessível do mundo exterior. Meu servidor com Apache, exim e etc não tem nada de especial. Uma terceira máquina, esta que eu uso, roda vários sistemas, que seleciono na hora do boot com lilo. Trata-se de windos NT, 2000, 98 e, claro, Debian Linux, versão woody, também atualizado periódicamente.

Problema:
Tenho em todos os sistemas da minha máquina de trabalho minha rota default configurada para o firewall e como servidor smtp o exim da máquina servidora com Apache. Qdo rodo windows (qualquer um deles) consigo enviar emails normalmente, independente do tamanho ou qual seja a qtde de anexos, tanto usando netscape ou mozilla (não uso Outlook nem por decreto). É bom esclarecer que cada sistema que rodo configura a NIC da máquina com IP diferente (p.ex, para o NT o IP é 192.168.1.5 e para o linux é 192.168.1.3), tudo se passa como se fossem máquinas diferentes na rede. Agora, qdo rodo meu linux woody e tento enviar email longos, com ou sem anexos, o smtp deixa de responder após receber uma certa qtde de bytes (sei lá, algo em torno de 70K). Na verdade, ele "engasga", responde muito de vez em qdo. O sylpheed até consegue enviar, mas o processo leva quase uma hora! O Mozilla e o Netscape ou travam ou abortam indicando um erro de comunicação. Para mensagens curtas, como este mail, tudo bem, o exim dá conta numa boa.

E daí ? Por que com o windows o exim não dá pau e logo com linux trava deste jeito ? Já verifiquei o arquivo de configuração, li as man pages do exim e sinceramente não sei por que isto acontece. Será culpa do exim ou alguma configuração na rede ?

Me desculpem este verdadeiro relatório, mas quero resolver esta parada!

Abraço a todos.

Vinicius
--

colabore com quem precisa,
vamos ajudar para que tenham um Natal melhor,