Re: Problemas com Exim

Em Sun, 06 Jan 2002 12:14:35 -0200
Vinicius De Mario <vinicius.mario@vianetworks.com.br> escreveu:
> [...]
 VDM> luzinha ...
 VDM>
 VDM> Ambiente:
 VDM> Tenho uma mini rede com 3 máquinas. Um firewall diretamente conectado a
 VDM> minha linha adsl. Um servidor com Apache, Exim, etc. Estas duas máquinas
 VDM> são Debian puro, quero dizer, não rodam mais nada a não ser linux
 VDM> (Debian Potato, devidamente atualizados periódicamente com apt-get). O
 VDM> firewall tem uma das NIC conectada ao adsl, com endereço IP do provedor.
 VDM> A outra NIC está configurada com endereço privado, 192.168.1.0/24.
 VDM> Portanto minha rede interna não é acessível do mundo exterior. Meu

Opa... aí depende.. somente se o seu firewall estiver desta forma, ou se você
não possui IP válido, vindo de seu provedor, caso contrário, terá um
IP válido sim!! Se alguem acessar diretamente o seu Apache, exim ,etc...
tem IP válido sim, e é acessivel na Internet sim!
:-)

Ah.. claro, o seu firewall tem que pelo menos fazer o NAT para esta sua
máquina servidora da rede interna, caso realmente seja o seu caso, ou
se estiver em seu firewall, bem aí você deverá verificar se os serviços
estão "escutando" (em LISTEN) para os IPs, válido/inválido. ok!

> [...]
 VDM> (sei lá, algo em torno de 70K). Na verdade, ele "engasga", responde
 VDM> muito de vez em qdo. O sylpheed até consegue enviar, mas o processo leva
 VDM> quase uma hora! O Mozilla e o Netscape ou travam ou abortam indicando um
 VDM> erro de comunicação. Para mensagens curtas, como este mail, tudo bem, o
 VDM> exim dá conta numa boa.
 VDM>
 VDM> E daí ? Por que com o windows o exim não dá pau e logo com linux trava
 VDM> deste jeito ? Já verifiquei o arquivo de configuração, li as man pages
 VDM> do exim e sinceramente não sei por que isto acontece. Será culpa do exim

Bem... ambos (Windows e Linux) estão configurados para enviar suas mensagens
para o Linux (exim) ????

Já confirmou isto ?

Acho realmente estranho, e no que parece, recomendo uma verificação com
o tcpdump, para ver onde e o que está parando ok!!!

José Roberto Kerne
joseroberto@dicaslinux.com.br
Dicas Linux - http://www.dicaslinux.com.br
ICQ UIN: 14151604