Kernel 2.4 no Potato - Parte II

Sábios compiladores de Kernel,

Antes de mais nada, se alguma pergunta aqui já tiver sido respondida em algum documento ou manual, não exitem em me mandar um RTFM com uma referência para o manual que devo ler.

O negócio é o seguinte: consegui baixar o .deb do source do kernel e atualizar os pacotes que estavam na lista de arquivos do Adrian Bunk. Instalei também o kernel-packages. Fiz o make menuconfig (depois de descobrir que tinha que instalar o libncurses-dev) e configurei o Kernel, deixando as seguintes opções como Module:

	- multiport (parallel/serial) support;
	- audio USB support;
	- printer USB support;
	- scanner USB support;
	- modem USB support.

Fiz o make-kpkg clean e make-kpkg kernel_image com sucesso, e depois de achar onde ele tinha colocado o .deb do kernel, usei o dpkg -i para instalá-lo. Ele instalou os módulos e a imagem do kernel, mas acusou que todos os cinco módulos que eu tinha escolhido (acima) tinham "unresolved symbols". Pergunta 1: isso é normal? O que fiz de errado?

Configurei o menu.lst do GRUB para apontar para a nova imagem do kernel e reiniciei o computador. Entrei no Linux novamente e fiquei olhando as mensagens. Ele reclamou de algumas coisas nos módulos, mas eu não consegui ver o que era. Fui em /var/log e procurei no dmesg e no messages e não achei as mensagens de erro. Pergunta 2: onde acho estas mensagens de erro?

Olhando no dmesg e no messages eu achei algumas mensagens de erro que também foram mostradas durante a inicialização do Linux. Veja abaixo um trecho que eu achei que poderia denotar algo errado:

Serial driver version 5.05c (2001-07-08) with MANY_PORTS SHARE_IRQ SERIAL_PCI ISAPNP enabled
ttyS00 at 0x03f8 (irq = 4) is a 16550A
ttyS01 at 0x02f8 (irq = 3) is a 16550A
PCI: Found IRQ 5 for device 00:0a.0
Redundant entry in serial pci_table.  Please send the output of
lspci -vv, this message (134d,7891,134d,0001)
and the manufacturer and name of serial board or modem board
to serial-pci-info@lists.sourceforge.net.
register_serial(): autoconfig failed

Pergunta 3: há algo de errado? Possuo três placas PCI plugadas na minha placa-mãe: uma S3 Savage4 (vídeo), uma Sound Blaster 16 e um PCTEL HSP56 Micromodem. Seria o modem que ele não conseguiu reconhecer? Ainda não compilei o driver desse modem para o kernel 2.4. Na verdade, tenho quase certeza que é o modem porque o driver do modem para o kernel 2.2 sempre achava o modem na IRQ 5. Devo ignorar essa mensagem?

Bom, acho que já fiz perguntas demais. Vou experimentar mais algumas coisas e ver se acho mais alguma coisa errada ou se consigo consertar alguma coisa. É fuçando que se aprende... Obrigado por antecedência aos que ao menos leram a mensagem. Obrigado atrasado às pessoas que me responderam à primeira mensagem sobre o kernel 2.4 no potato. Não pude responder um a um agradecendo, então vai o agradecimento geral.

Abraços,
	- Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza
vitor.souza@terra.com.br