Resolução no Console e PPP

Aez galera..
Estou com um problema sério, no slackware eu tenho o
tal do Frame Buffer que permite que eu escolha a
resolução do Console durante a inicialização do LILO,
porém na debian eu não consegui acha-lo e ajustar à
minha resolução preferida, mesmo carregando o módulo
VFB (Virtual Frame Buffer) no modconf parece que nada
foi modificado. Fussei e vi a seguinte mensagem na
inicialização de meu kernel

Console: colour VGA + 80x25

Quem ae souber como faz para instalar esse tal de
Frame Buffer ae por favor me ajude.

Outra Dúvida ----

Na Debian encontro um ultilitário de configuração de
Conexão, o pppconfig, mas após configurar nao faço
idéia de como fazer para conectar, sendo assim
obrigado a usar o wvdial, qual o comando? (ppp-go nem
da)..

Obrigado pela atenção
Backz Overflow