Re: Modem PCTel PCI no Debian 2.2r3

At 00:01 1/8/2001 -0300, Gustavo Noronha Silva wrote:
Em Tue, 31 Jul 2001 19:37:57 -0300
> Ponha a culpa em quem merece. Os fabricantes que não escrevem os drivers nem
> liberam a documentação necessária para escrevê-los.
e.... linmodem é uma brincadeira... "linmodem", na verdade são os winmodens
hehehe...

aliás... softmodems (como eles deveriam ser realmente chamados) não prestam
pra nada! =(

Não é tão ruim assim! A questão Hardware x Software é antiga, e abrange todos os tipos de dispositivo: o que eu faço em hardware e o que eu faço em software? Por um lado, o hardware é muito mais rápido e libera o seu computador de ficar fazendo mais uma tarefa. Por outro, o software é mais barato e pode ser atualizado sem ter que obrigar o usuário a comprar outro equipamento.

Quanto a questão dos SoftModems (gostei do termo), não é uma idéia tão ruim. A maioria dos usuários não utiliza todo o processamento que sua máquinha lhe oferece. Daí você usa um pouco desse processamento para o modem e o usuário deixa de pagar R$150,00 num HardModem. O problema MESMO é que só fizeram os drivers para Windows. Mas assim que o Linux estiver dominando uma fatia maior do mercado Desktop, as coisas vão mudar. Até interface gráfica de instalação o driver do modem vai ter! ;)

Abraços,
        - Vítor

Vítor Estêvão Silva Souza
vitor.souza@terra.com.br