Re: RES: Conexão só como root

On Fri, Mar 30, 2001 at 09:42:51AM -0300, andremac@pucminas.br wrote:

> 	Não querendo defender, mas essa mensagem foi escrita no Outlook
> 2000. O suporte a mensagens ASCII é precário (a quebra de linhas fica
> horrorosa, fora aquele cabeçalho grotesco que ele põe quando se dá um
> Reply...

	Há... acho que eu entendi mal seu parágrafo, mas você não
pareceu estar defendendo :)

> 	No caso da informática, diminuir as opções dos usuários pode ser uma
> opção tentadora, porque dar suporte àqueles que não tem a mínima noção do
> que estão fazendo (e não estão interessados em aprender) é um suplício.
> "Simplifique ao máximo para o usuário": palavras que eu já escutei várias
> vezes ao desenvolver sistemas corporativos.

	Realmente, eu dou suporte técnico e uma  parte dos usuários não
entende o que eu digo quando eu falo "diretório" e quando eu falo "pasta"...
...eles também não entendem!!! :)

	Eu acredito que reduzir as opções dos usuários cria usuários cada
vez mais incapazes, mas isto por si já é motivo pra uma thread loooonga,
então vou deixar de lado. :)

> Obs: não estou defendendo a simplificação das funcionalidades de qualquer
> software :)))

	Eu entendo, mas há uma maneira de fazer isso sem reduzir as opções,
criando defaults razoáveis e entulhando todo o resto no botão "opções
avançadas" que todo usuário "leigo" no sentido mais extremo da palavra
treme só de pensar em apertar.

	Criar defaults dentro da média da população de usuários, mas manter
sua liberdade em alterar estes defaults é a maneira ética de se fazer, ao meu
ver, e torna fácil para o usuário tanto quanto ter os defaults e não ter o
botãozinho pra mudar.

	Quando a internet ainda não estava ao alcance de todos nós que
nos falamos agora por e-mail, muitos de nós (pelo menos os com mais
de 25 anos) já tínhamos a experiência do software livre. Os usuários sentiam
a necessidade de expor software livre, e o faziam através das últimas páginas
da maioria das revistas de informática, que sempre traziam listagens de
programas dos leitores. E também a necessidade de expor seu ego através de
sua criatividade e capacidade, um exemplo disso eram os concursos de "programas
de uma linha" em BASIC na saudosa MSX Micro... eu lembro de um cara que em
255 caracteres de programa escreveu um editor de texto simples! (que salvava
e carregava arquivos). Dá pra ver que todas as características dos
programadores de software livre já se manifestavam. :)

	Mas sem desviar do foco central, era comum ver programas como
"cadastro de clientes", "agenda pessoal" , "cadastro de contatos", "i-ching",
"biorritmo" , "calendário"  escritos por gente não ligada à informática, ou
um exemplo que me lembro bem... um "controle de consultório médico" escrito
por um... médico, para o seu TK-85 com unidade de fita cassete.

	Não podemos esquecer que ao forçar este tipo de usuário a se adaptar
à curva normal estamos matando os difusores do conhecimento, que poderiam
absorver o suporte a seus amigos médicos, com uma linguagem acessível a
seus amigos médicos, gerando conhecimento localmente. Portanto eu creio que
seja importantíssimo que escolhamos defaults, mas mantenhamos as escolhas,
mesmo que escondidas de um usuário comum por um assustador "botão de
opções avançadas", tirar as escolhas deles é ao meu ver prejudicial a nós
mesmos que damos suporte.

> 	Um abraço,
> 	André Leão Macedo

	Por sinal, hoje vou levar meu filho ao otorrino que fez a operação
de adenóide dele, o cara é fã de palm, fundou a lista de usuários
palm-med-br é um geek além da conta e muito acima da curva normal dos médicos,
conhece GNU/Linux e quer que eu leve um CD pra ele instalar no comp dele.
Ele me disse que se tiver algo pra guardar os dados dele (tipo access, que
ele usa), pra editar alguns textos, usar a internet e conectar com a palm dele
ele apaga o windows da máquina dele e passa a divulgar para todos os amigos
dele da associação bras. de otorrinolaringologia da qual ele é diretor :)

	Vê como é importante manter estes caras felizes? ;)

--
Eduardo M. Maçan                                macan (at) colband.com.br
"The buttons I press don't even exist"          macan (at) debian.org