Re: Valor x Placa Onboard

Eu posso ser uma testemunha.

A minha placa, PCCHIPS com chipset SiS 530. Alguns comentarios sobre cada um
dos componentes:

Audio CM8738
	Funciona relativamente bem. Mas nao tem OPL3 ou Sintetizador de onda
suportado pelo linux apesar dele existir. Sem midi por hardware por
enquanto.

Modem PCtel
	O pior dos componentes da placa. Desconecta frequentemente e conecta
a baixas frequencias. Meu recorde de conexao foi de 4h. Na media consigo
ficar conectado por 1h - 2h. Aqui entre 40000 - 45333 bps. Ele exige kernel
2.2.X, esta e a pior parte dele. Seu driver e binario.

Placa de rede Davicom
	Nao uso meu micro em rede mas o driver dela e aberto e esta no
kernel. Em uma rede 10M que a instalei rodou bem.

Placa de video sis530.
	Funcionou bem no X. Estao colocando suporte 3D no X4 para algumas
sis, talvez funcione com ela. Mas ela rouba de 2 a 8 M do sistema. Se nao
for usar aceleracao 3D 2M e suficiente para uma boa resolucao (1024x768x16).
Tem suporte a vesa 2.0 e roda no SVGALIB. Mas nao consegui um modo texto
legal usando o svgatextmode(minha cirrus logic ia a 160x60).

A minha placa mae funciona com processadores de ate 550 MHZ(523 medido pelo
kernel por um bug da PCCHIPS).

Para mim a relacao custo beneficio foi vantajosa. So recomendo mesmo tem um
modem de backup ou comprar um modem descente.

Custo do sistema(proc AMD K6 II 500 + placa mae + mem 64M): 150 + 200 + 70.
O modem, hd, cd, etc ja tinha.
--
Alexandre Pereira da Silva 	http://aletes.net
ICQ#: 22163948			Tel: (11) 93830810