Re: Info (v)Exame x Usuario final

Sab 03 Fev 2001 21:52:
> Mais ou menos, as pessoas mais xenófobas podem não instalar, mas tem sempre
> aquele "vizinho" que mexe com computadores e certamente ira ajuda-las, ai
> começa a confusao!
Bem, pelo que eu saiba, esses "vizinhos" acabam trabalhando com suporte,
entram pra área e até viram os tais profissionais, ou senão desistem e voltam
a ser usuários finais. Nada de novidade! Isso acontece todos os dias não só
com Windows e Linux. É uma questão cultural dar "um jeitinho em tudo".

> O que quero dizer e que, bem ou mal, ocomputador nao
> esta realmente ajudando a vida das pessoas, a velocidade de producao que o
> computador gerou na historia, apenas fez com que as pessoas tivessem que
> acompanhar essa mesma velocidade, e nao utiliazar da rapidez para ter mais
> qualidade de vida!

Cara, você mandou nessa! Verdade tão pura que até dói! :)
Não passamos de engrenagens na máquina já enferrujada do capitalismo...

> Quanto ao saber que um screensaver e ou
> nao um backdoor, isso tb nao interessa e nem deveria aos usuarios, para
> isso existem os profissionais da area.

Mais aí tem coisa meu!
Beleza, concordo que usuário final não tem, nem deve ter de saber o que é um
backdoor. Ou seja, ele não deve depender dele mesmo para isso. Então quem
deve fazer isso por ele é o SO!
Sendo assim, para um profissional da área (como você mesmo disse) o windows
bastaria, já que ele seria capaz de lidar com um backdoor.
Mas para um usuário final, o windows não basta, já que ele permite um
backdoor e exige conhecimento para detectá-lo!
Entendeu o paradoxo!

> Com o hurd, talvez os fabricantes se sintam
> mais a vontade ( ate pq poderiam fornecer drivers fechados), e talvez
> contribuissem mais...

Concordo. Acho que liberdade é universal a ponto de incluir em si mesma a
capacidade de privar, desde que não prive ela mesma.
Dizer que TODOS os fabricantes DEVEM abrir o código de seus drivers é tão
restrito quanto dizer que não devem.
Linux é um símbolo de liberdade num mundo privado! E não podemos privar a
liberdade de escolha e expressão (existindo ela ou não), a não ser que isso
torne o Linux ou qualquer outro modelo de liberdade num sistema dependente.

-- Raphael "DephiNit" Pereira