Re: RES: Problemas com o XF86Setup

> Olá pessoal!!!
> Bom, tenho o Debian 2.2 em casa, instalei td belezinha, apenas por um único
> problema.
> Ao executar o XF86Setup dá a impressão de q vai cair na parte gráfica, a
> tela fica branca com linhas pretas finas verticais, após alguns segundos a
> tela fica toda branca(sem as linhas) e após mais alguns segundos surge uma
> faixa vertical preta do lado direito da tela, a a partir daí eu creio q
> trava, pq por mais q esperei não ví sair daí, então dou CTRL + ALT + BKSPC,
> e volto ao modo caractere.
> [...]
--------------

O problema estah na sua placa de Video. Isso mesmo, a placa SIS eh a mais
problematica de todas, principalmente porque vem onboard na maioria dos
micros. No meu caso utilizo uma placa S3, e desabilitei a onboard. Consegui
uma vez configurar uma SIS herdando a configuracao. Configurei em um outro
micro e copiei a configuracao, mas sem XF86Setup porque o acesso a bios ou
driver da SIS tem bugs, muitas vezes nao roda nem como SVGA, VGA16 ou ACCEL.
Infelizmente, os fabricantes nao liberam certas informacoes sobre o hardware,
e isso dificulta para que os desenvolvedores criem drivers mais eficientes.

Eh bem provavel que voce consiga roda-la no XFree 4.0.x porque a arquitetura
nao e baseada em varios servidores, mas em varios drivers pro unico servidor
X, e o driver pode estar em melhor situacao.

Outra alternativa eh tentar configurar pelo xf86config colocando o modo de
video pra 16 ou 24 bits.

Esse mesmo problema aconteceu com varios amigos meus, com qualquer
distribuicao e todos com placas SIS620 onboard. Alguns apresentam problemas
ateh mesmo no Windows. Opcoes nos setups das maquinas podem progredir pra
isso, dependendo de fabricante de placa-mae e bios.

Se quizer evitar dor de cabeca coloque uma placa de video nova.