Re: Detalhes importantes sobre o micro de baixo custo do governo

hau!

On Fri, Feb 02, 2001 at 12:50:29PM -0200, Eduardo Marcel Macan wrote:
> mesmo por leigos. Existem, no entanto, combinações problemáticas. Em
> especial com hardware "otimizado" ou "desenhado" para windows.
e como eh isso! jah vi computadores que instalaram o GNU/Linux taum simplesmente...
e tem hardware que eh taum mal feito que dah problema ateh no windows...
como um exemplo, meu computador, levei 2 horas instalando e configurando
tudo no linux, no windows, levei uma noite toda! as placas detectavam erradas
naum achavam os drivers tive de reiniciar o computador 15 vezes ateh ter
meu monitor e som configurados como gosto e meu scanner funcionando (que
eh a unica coisa que me faz ter windows ainda) no meu debian, no segundo
reboot (primeiro o que dah pra continuar a instalacao, depois de ter instalado
o base system e o segundo pra colocar meu kernel q gosto de compilar)
tinha modem, som, isdn, X, tudo funcionando como quero...

> 	Imaginem que você tenha um modelo de computador projetado para
> ser usado com GNU/Linux que venha com GNU/Linux todo instalado e
> preconfigurado? Com som, uma interface gráfica do porte do GNOME ou KDE.
> Alguém já teve a preocupação com a compatibilidade antes do usuário
> investir seu suado dinheirinho em um computador.
exato, quero ressaltar aqui, q tudo que os usuarios "normais" sabem eh
clicar em icones e botoes, isso o GNOME/KDE teem, vc sabe o que acontece
com um usuario de windows q pega virus/delete um arquivo importante/
faz alguma cagada? Manda pra a assistencia tecnica, com GNU/Linux seria
a mesma coisa, mas se vc observar que naum existe virus, que a pessoa
nao poderia deletar um arquivo importante nem fazer uma cagada que
destrua o sistema por acessar como usuario normal, ela vai mandar o
computador muito menos vezes pra assitencia tecnica.

Tenho um amigo que usa windows Me, jah foi pra assistencia tecnica
5 vezes pq deu pau no kernel32.dll....

> 	E pelo jeito, o micro do governo está no caminho certo... segundo
> esta página do MCT que dá uma breve ficha técnica do que virá no micro:
promete, mas nenhuma propaganda de tv falou ainda que ele usa GNU/Linux
=(

>                       Aplicativos (editor de textos, planilhas, etc.): KOffice
>                       todos de domínio público
tah errado, mas a gente deixa passar...

>                       flash disk, 16 Mbytes
queria chamar a atencao pra isso soh, o flash disk eh muito pqno pra
guardar aqueles programas todos, esse computador eh pra funcionar
com um servidor num eh? Um HD não aumentaria o preco tanto assim, acho
q deveria ter...

> bem, se ele foi especificado para o GNU/Linux a incompatibilidade de
> inexistirá,  o que apesar de óbvio, nossa querida imprensa "especializada"
> parece ignorar.
bah, o melhor eh ignorar a imprensa ;)

> Ainda mais que o computador virá com o GNU/Linux já instalado e configurado
> o usuário só terá que usá-lo e aí poderemos comparar GNU/Linux e Windows
> em igualdade de condições, desprezando o fator "incompatibilidade com
> hardware" imposto em sua grande maioria pelo descaso da indústria.
esperemos que a VA comece a distribuir seus pcs com Debian pre-instalado
aqui pra nois ;)

> A idéia é muito boa, e eu estou comemorando suas possibilidades até agora.
oba! cade o champagne! alias o e-champagne hahaha

[]s!

--
Gustavo Noronha Silva - kov