Re: Mais uma da Info (v)Exame

hau!

On Thu, Feb 01, 2001 at 02:12:46PM -0200, Eduardo Moraes wrote:
> como ROOT (pois não sabe criar usuários) e faz mais o que? Para acessar a
> internet tem que conhecer/alterar um monte de arquivos de configuração (cada
> um em um canto do HD).
algumas distribuicoes, como o Debian, fazem o usuario criar uma conta nao-root
logo na instalacao, acabando com esse problema ;)

> A dificuldade EXISTE. O Linux é ÓTIMO e extremamente poderoso e confiável,
> porém extremamente complexo (proporcionalmente).
concordo

> [...]
> que eu deveria estar lambendo os sapatos do Bill Gates, porém existe um
> ditado que diz: "TANTO OS QUE ACREDITAM EM TUDO QUANTO OS QUE NÃO ACREDITAM
> EM NADA, ESTÃO CAINDO NO MESMO ERRO". Se nós USUÁRIOS LINUX, não
> reconhecermos que temos um grande caminho a percorrer e nos acomodarmos
> achando que todos temos que saber como configura na mão uma rede TCP/IP
> (ainda não aprendí), então Sr.Gates ficará cada vez mais rico e o Linux será
> utilizado cada vez mais por Heavy-Users, servidores e ficará restrito a uma
> elite. O Linux ainda está muito longe do desktop.
eu concordo extremamente com voce! daih muita gente pode vir e falar, se vc
quer facilidade vai mexer com mandrake, etc... debian para mim eh facil, naum
eh nenhuma dificuldade, o que falta, como vc disse, saum facilidades maiores
de configuracao, saum interfaces graficas e aplicacoes que sejam *realmente*
mais acessiveis, eu acredito muito principalmente no GNOME, no mozilla, no
openoffice, e no Debian.

Quem conhece as facilidades do apt, do auto-apt e do debconf, vai entender
o que eu digo, eu raramente edito um arquivo de configuracao, embora eu possa
faze-lo, sem perder minhas alteracoes numa atualizacao, esse tipo de coisa
eh o futuro do Linux, agora eu explico minha escolha, eu sou 100% debian
primeiro, pq eh a unica com filosofia realmente livre, segundo pq na minha
opiniao eh a mais confiavel, terceiro porcausa do sistema de empacotamento
e em quarto, pq ela estah mostrando o caminho do futuro...

Naum eh a toa que as listas do debian, os canais do debian sempre tem usuarios
de outros sistemas, isso naum eh ruim, pelo contrario, mostra que nossa
comunidade tem qualidade, tem muito usuario de slackware q vive me perguntando
se *precisa* usar debian pra poder ajudar no nosso projeto, pq fica esbabacado
com a maneira de trabalho....

O que eu quero dizer eh o seguinte, o GNU/Linux nao eh pra leigos realmente
mas eh pra isso que nos estamos aqui, a diferenca entre nos e a mandrake por
exemplo, eh q nos atacamos a base do problema, eles escondem os problemas
atras de uma interface grafica, portanto, aguarde uns anos ;)

No meio tempo, configure o sistema bunitinho para seus usuarios e tenho
certeza que eles naum vao ligar pra vc reclamando de travamentos frequentemente

> Desculpe-me se no decorrer da minha explanação ofendí alguns, não foi minha
> intenção. Minha intenção foi apenas mostrar como um usuário que está entre a
> cruz e a espada se sente em relação à isto tudo.
sabe, esse tipo de email eh o que mostra pra a comunidade que software livre
deve ser naum soh uma filosofia (o que pelo menos pra mim eh muito importante)
mas deve solucionar os problemas da comunidade

[]s!

--
Gustavo Noronha Silva - kov