Re: Lilo com nt+woody+w98

On Mon, 12 Nov 2001 14:51:13 -0200
Marcio China <china@pbh.gov.br> wrote:

> Tenho 9 maquinas que funcionam em quiosques de atendimento e fazem acesso a
> internet, para uso gratuito da populacao. As 9 estavam com conectiva e este
> tal de grub.
>
> Em 6 delas o grub deu pane, devido a ressets acidentais provocados por
> usuarios, e ficou parado num prompt:
olha, isso nunca aconteceu aqui... de qualquer forma, o que deve ter acontecido
é um arquivo do grub ter sido danificado (/boot/grub/) eu mantenho a minha
/boot no /dev/hda1 e mantenho ela montada read only, vai ver é por isso que
nunca aconteceu comigo...

> Tive de usar um diskete de boot para levantar as maquinas, e dai instalei o
> lilo. Ja houve us 2 ou 3 piques de luz e ressets adoidado, e o maximo que
> aconteceu com a maquina foi o fsck ficar demorando para completar o boot, e a
> integridade do lilo nao foi afetada.
põe ext3 nelas =P

> grub> install(hd0,0)/boot/grub/stage1 (hd0) (hd0,0)/boot/grub/stage2
> (hd0,0)/boot/grub/menu.lst
>
> E aparece a mesnagem de erro
>
> grub> read error
>
> Assim sendo, vou ter que reinstalar tudo nesta maquina, pois nao tenho mais o
> disco de boot dela.
não faça isso! se quiser um help eu vou até lá com você (se for em
um dia que eu não esteja em aula a tarde hehehe...) o grub é muito
flexível e você pode dar boot na máquina assim:

grub> root (hd0,0)
grub> kernel /boot/vmlinuz root=/dev/hda1 ro
grub> boot

se fosse lilo podia desistir =P, estou assumindo que a partição onde o
sistema está instalado é a /dev/hda1, depois, dentro do GNU/Linux você
recoloca o grub no lugar, no Debian:

grub-install /dev/hda

não sei se isso é específico do Debian ou não

> Entao volto a perguntar: qual a vantagem do grub???
bom, eu acho o grub muito mais poderoso... e com um disquetinho com
ele que tenho aqui posso dar boot em qualquer sistema que você me
der sabendo só em qual partição ele se encontra... até GNU/Hurd =P
o grub é muito melhor que o lilo, na minha opinião...

pra o amigo que está com problema, coloque a linha seguinte:

deb http://people.debian.org/~kov/debian stable/

na sua /etc/apt/sources.list e dê apt-get update && apt-get install grub
esse é o pacote da unstable compilado pra potato, ele tem muito mais
facilidade que o do stable... basta copiar as coisas de /usr/lib/grub/i386-pc/
pra /boot/grub e pegar o menu.lst exemplo de /usr/share/doc/grub/examples/,
colocar no /boot/grub, editar (é simples, o exemplo é bem documentado)
e depois rodar grub-install /dev/hda e ser feliz =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>   |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |