Re: Quadrados no X

Ola Amigo Kov,

Fiz a conversão do documento para SGML e acertei alguns erros, foram corrigidos diversos
erros ortográficos e retirei as notas de desenvolvimento que escrevi ao longo do texto, a
intenção é deixar o doc-agent e o doc-sys controlarem automaticamente no site. Meus
agradecimentos a Michelle Ribeiro (que testou o conteúdo do documento em
sua própria máquina, relatando o sucesso na atualização e envio de correções no
texto) e ao Cosmo (que me está fornecendo muitos detalhes relativos ao sistema
X11 e o problema dos "quadradinhos" nas fontes, além de me alertar sobre um
bug no pacote apt que substitui o arquivo de configuração personalizado pelo
original quando é feita sua instalação.)

Eu queria aproveitar este e-mail (para não gerar muito tráfego na lista) e agradecer publicamente a
dedicação da equipe do Debian-BR, seus novos Developers, a equipe de tradutores, revisores
e  as pessoas que vem assumindo a coordenação de grupos, passando horas on-line nos canais de
IRC dando auxílio imediato na solução de problemas, webdesigners, administradores de sistemas
que contribuem resolvendo dúvidas complexas e desenvolvendo programas para facilitar o
gerenciamento das paginas, organizações sem fins lucrativos e usuários desta lista de discussão
que passam suas experiências a outras pessoas.
Muitos não tem o trabalho reconhecido como deveriam, mas todos são uma peça fundamental
na estrutura desta distribuição e divulgação a nível nacional.

A Debian mostra que o esforço voluntário feito com pessoas que tem um mesmo objetivo dá
certo, funciona. Estas pessoas tem um papel importante no desenvolvimento e crescimento
desta distribuição de nível mundial.  A equipe de tradutores e seus usuários estão a cada dia
em maior número permitindo o acesso a usuários Brasileiros/Portugueses a documentação
original da distribuição e desenvolvendo documentos nacionais de qualidade (alguns
de tamanha importância para a distribuição que estão sendo traduzidos para o inglês e
outros idiomas).

Me lembro que quando assinei essa lista há quase 3 anos, ficava as vezes 2 ou mais semanas sem
receber uma única mensagem, o reflexo da realidade hoje é outro e mostra que a Debian vem
ganhando destaque junto a comunidade Linux nacional e muitos a escolhem como seu sistema para
uso pessoal, para seu servidor ou testes.

Para fechar a mensagem, a Debian Woody (3.0) está vindo ai, quem a utiliza sabe que
ela traz incontáveis melhoras, seu dist-upgrade já é compensador e ocorre sem traumas
e uma grande variedade de pacotes (mais de 6000, não tenho números exatos ainda). O
suporte ao idioma Português é praticamente total nesta nova versão, desde o processo de
instalação até os programas, permitindo seu uso mais comodo por usuários que estão entrando
no mundo Linux. Esta nova versão também traz diversas melhorias relacionadas a configuração
de programas, procura de pacotes e organização.

Abraços!