Re: [gulp] Re: [OFF-TOPIC] (Pelo menos p/ a d-u-p :) SMB/CIFS sobre Ip Masquerade

Oi Fabiano,

On Fri, Oct 05, 2001 at 09:14:02AM -0300, Fabiano F. Siqueira wrote:
>     Mas quem deu essa ideia a voce?

Qualquer aula de redes, e experiência própria com internet acadêmica e
comercial. Não entendi exatamente se achas estranha a idéia da distribuição
perdulária de IPs ou eu ter colocado isto como uma motivação por trás do
masquerading.

>    E pq nao se pode usar uma classe A reservada pela RFC 1918 fazendo
> roteamento entre suas redes internas, E QDO FOR sair para internet faz um
> NAT Dinamico. MAIS CONHECIDO, VULGARMENTE, POR MASQUERADING

Cara, foi exatamente isto que eu escrevi ali em cima, leia de novo. :)

>    Concordo com voce isso vai de caso a caso.

Sim, de repente tu podes colocar centenas de máquinas e serviços atrás de
um só IP válido, mas depende do tráfego. :)

>    Discordo voce pode ter n maneiras para proteger sua rede.

E daí? Eu apenas falei que esta era uma das vantagens do masquerade, que
protege um pouco mais a rede interna. Ninguém falou que é a única.

>    Aonde vc arrumou essa teoria?

E onde tu leu que roteadores dos grandes backbones da internet roteiam
10.0.0.0/8 e 192.168.0.0/16?

Note que eu não estava dizendo que não se faz roteamento dentro da rede
interna, mas sim roteamento direto para a internet. O caso em questão era
sobre masquerade, quando se ia colocar uma rede na internet. Aí escrevestes
"por que não usar apenas roteamento?", e eu respondi que neste caso não
rola. Se vais fazer só roteamento para ligar uma intranet na internet,
precisas de IPs válidos e registrados por toda a intranet.

Tá explicado?

Abraço!
Fábio
--
Fábio Olivé Leite   http://www.conectiva.com.br/~olive
      I drowned in the universal pool of entropy