Re: [gulp] Re: [OFF-TOPIC] (Pelo menos p/ a d-u-p :) SMB/CIFS sobre Ip Masquerade

Olá!

On Wed, Oct 03, 2001 at 12:13:15PM -0300, Fabiano F. Siqueira wrote:
>     Pq e' necessario fazer ip masquerade? Nao se pode fazer apenas
> roteamento!

Sonho meu, sonho meu... ;) Existem muitas razões interessantes para o
masquerade:

- embora existam mais de quatro bilhões de endereços ipv4, sua distribuição
  em classes A, B, C e etc é muito perdulária por uma série de motivos
  sobre os quais qualquer livro de redes poderia encher páginas, e então
  não há endereços IP suficientes para que qualquer empresa tenha em todas
  as suas máquinas IPs válidos;
- intranets podem querer ser apenas clientes da Internet, e portanto não
  precisam de IPs válidos em todas as máquinas se houver masquerading;
- mesmo quando se tem servidores e etc para expor à Internet, pode ser mais
  barato comprar de um provedor apenas uma subnet /29 e usar masquerading e
  redirecionamento de serviços para IPs inválidos da intranet;
- é mais seguro, pois assim só quem se expõe diretamente à Internet é o
  firewall que está fazendo o masquerading;
- redes inteiras podem ser conectadas à Internet via linhas dial up graças
  ao masquerading;
- ...

:) Apenas roteamento se faz quando todo mundo tem IPs válidos e fixos.

Abraço!
Fábio
--
Fábio Olivé Leite   http://www.conectiva.com.br/~olive
      I drowned in the universal pool of entropy