Re: [gulp] Re: [OFF-TOPIC] (Pelo menos p/ a d-u-p :) SMB/CIFS sobre Ip Masquerade

On Wed, 3 Oct 2001, Fabio Olive Leite wrote:

|o|Sonho meu, sonho meu... ;) Existem muitas razões interessantes para o
|o|masquerade:
   Sonho seu, Sonho seu =)

|o|- embora existam mais de quatro bilhões de endereços ipv4, sua distribuição
|o|  em classes A, B, C e etc é muito perdulária por uma série de motivos
|o|  sobre os quais qualquer livro de redes poderia encher páginas, e então
|o|  não há endereços IP suficientes para que qualquer empresa tenha em todas
|o|  as suas máquinas IPs válidos;
    Mas quem deu essa ideia a voce?

|o|- intranets podem querer ser apenas clientes da Internet, e portanto não
|o|  precisam de IPs válidos em todas as máquinas se houver masquerading;
   E pq nao se pode usar uma classe A reservada pela RFC 1918 fazendo
roteamento entre suas redes internas, E QDO FOR sair para internet faz um
NAT Dinamico. MAIS CONHECIDO, VULGARMENTE, POR MASQUERADING

|o|- mesmo quando se tem servidores e etc para expor à Internet, pode ser mais
|o|  barato comprar de um provedor apenas uma subnet /29 e usar masquerading e
|o|  redirecionamento de serviços para IPs inválidos da intranet;
   Concordo com voce isso vai de caso a caso.

|o|- é mais seguro, pois assim só quem se expõe diretamente à Internet é o
|o|  firewall que está fazendo o masquerading;
   Discordo voce pode ter n maneiras para proteger sua rede.

|o|:) Apenas roteamento se faz quando todo mundo tem IPs válidos e fixos.
   Aonde vc arrumou essa teoria?