[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Problemas com o Mouse no X



Ivã C. Dias wrote:
Se vc souber o que fazer me informe por gentileza, possuo um servidor com > placa onboard e desistalei uma versao do linux para instalar o Debian , mas o X fica com 320x240 (controladora de video onboard - AGPM8M ULTRADMA66 PC) e o mouse fica sem controle, mas no console o mouse funciona.

Quando ao vídeo não faço idéia. Apenas uma dica para o mouse (que deve servir para todos os com problema similar, ou seja, o mouse funciona bem no console mas no X ou funciona errado ou trava).

Se o mouse funciona no console isso significa que o gpm (o servidor de mouse para o console) funciona bem (na verdade ele tem melhor compatibilidade do que o X).

Então a solução é usar o mecanismo repetidor dele, ou seja ele captura o uso do mouse e pode repetir (inclusive com outro protocolo, simulando que é outro mouse) o sinal dele para o X.

A dica para esse protocolo de repetição é usar o MSC, o que costuma dar certo. Inclusive mesmo que o meu mouse, por exemplo (um logitech baratinho), funcione como ms configurado no X ele não reconhece os 3 botões. A única forma que eu consegui isso foi "filtrando" através do gpm. Configuro o gpm para receber como ms (e ele reconhece os três botões) e faço ele repetir como protocolo msc (usando o /dev/gpmdata). Então eu configuro o X para usar o protoco msc (MouseSystem) em /dev/gpmdata e tudo funciona bem (três botões :-) , não sei porque ainda não inventaram mouse com cinco botões...).

Para configurar facilmente o gpm, use

# gpmconfig

Abraços,

Luis Alberto.



Reply to: