Re: como montar um sistema de arquivo no diskete

On Mon, Sep 10, 2001 at 01:40:20PM -0000, Luiz Carlos wrote:
> Olá,
> Sou novato no Debian Gnu/Liunx e não estou familiarizado com procedimento
> básico. Tenho o seguinte problema.
> Quero copiar em um diskete formatado com fat32, um arquivo que esta em uma
> maquina linux onde o kernel não tem suporte para vfat. Como faco para montar
> o diskete com o mesmo sistema de arquivo do servidor linux ext2..

Se o sistema não tem suporte a vfat então voce não poderá usar o disquete
e ver o seu conteúdo nesta máquina.
você pode verificar se o sistema tem suporte a "msdos", que é o "vfat" sem
os nomes extensos.

Se o disquete foi formatado com FAT, você somente poderá lê-lo com fat.
Se voce formatá-lo como ext2, então terá que usá-lo como ext2 depois.

Uma alternativa que poderia ser usada provisóriamente é:

   # cat /dev/fd0 > ~/meudisquete.raw

que copiará todo o conteúdo de um disquete para um arquivo no HD (não vai dar
para ver o que tem no disquete)
e depois:

   # cat ~/meudisquete.raw > /dev/fd0

irá salvar o conteúdo do arquivo para um disquete recem formatado.
você conseguirá copiar o disquete, mas não terá acesso a seu conteúdo.

caso você esteja em um micro Debian, com o kernel que vem compilado na
distribuição, execute:
  # modprobe vfat
que o modulo a vfat será adicionado ao seu kernel.

> Duvida: Esta lista destina-se a usuarios iniciante ou somente para pessoal
> mais experiente????

Destina-se a todos os interessados! Seja bem vindo e espero que possamos
sanar suas dúvidas!

  Abraços
  Pedro