Re: Shutdown

>Pelo que eu vi na manpage, é diferente do que você está pensando. O
>/etc/shutdown.allow serviria apenas para deixar que certos usuários
>apenas tenham o poder de reiniciar a máquina fisicamente, através de
>ctrl + alt + del. Se você quer dar poder aos usuários para reiniciar a
>máquina, pegue o pacote sudo e dê a eles permissão de root apenas para
>os binários 'halt', 'shutdown' e 'reboot', ou adicione-os ao grupo
>root (não recomendável, óbvio).

Qualquer pessoa que conseguir ter acesso fisico a máquina pode dar o boot com ctrl - alt - del sem nem mesmo estar logada na máquina, a não ser que a opção de boot com o pressionar das teclas ctrl - alt - del esteja desabilitado. Para desabilitar basta editar o arquivo /etc/inittab e achar a seguinte linha e comenta-la.

# What to do when CTRL-ALT-DEL is pressed.
ca:12345:ctrlaltdel:/sbin/shutdown -t1 -a -r now

[]'s

Henrique Pedroni Neto
Empresa: Anglo/Campinas
Redes e Equipamentos - 5º Andar
E-Mail: henrique@anglocampinas.com.br
HP: http://www.anglocampinas.com.br
Linux user: 153928      Machine Number: 67771
Fone: (019) 3744-9867