Re: Teclado no X 4.1.0

On Tue, Aug 21, 2001 at 04:45:36PM -0300, Rodrigo Morais Araujo wrote:

> Olá Pessoal,
>
> 	Uso o um teclado abnt2 no XFree 4.1.0 (unstable) e em duas
> máquinas minhas tive o mesmo problema as teclas keycode 51 (], } e º) e
> keycode 134 (., no teclado numerico) não funcionam, tive que por no

Isso é bug sim, creio que no pacote xlibs, que contém os mapas de
teclado. O problema é que nós, pois também tenho esse problema,
possuímos um "teclado ABNT2 extendido", que é um daqueles teclados
ABNT2 mais as teclas de Windows. Creio que o layout original do X para
teclados ABNT2 não previa esses nossos modelos mais novos. A saída
mais emergencial para você é colocar um comando como

xmodmap -e 'keycode 51 = bracketright braceright'

Num dos arquivos que o X for chamar na sua inicialização, como o seu
~/.xinitrc ou coisa do gênero. Foi o jeitinho que dei pra que
funcionasse (pra mim, ']' era importante à beça), mas o bug deve ser
reportado sim. Eu vou ver se entro em contato diretamente com o
pessoal do XFree86 para pedir informações e um jeito de redefinir o
mapa dos teclados ABNT2 sem ter que apurrinhar muita gente, e depois
informar ao mantenedor na Debian (Branden Robinson) da mudança, pra
que ele inclua numa versão futura do X.

--
 _ _  _| _  _  | _   . _ | _  http://laviola.org  Debian-BR Project
(_(_|| |(_)_)  |(_|\/|(_)|(_| uin#: 981913 (icq)  debian-br.sf.net

Linux: the choice of a GNU generation - Registered Linux User #103594