Re: RES: Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários pernambucanos)

No dia 24/07/01, 15:38:56, kleber.leal@zipmail.com.br escreveu o seguinte
sobre o tema Re: RES: Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários
pernambucanos):

> Ele tem que se preocupar com seguranca e estabilidade, isto sim tem
valor...
> nao acho que a instalacao tenha que ser mais facil, existem coisas mais
> importantes... ta cheio de rau-tu por ai!
> Eu nao sou velho no linux, tive minhas (e tenho) dificuldades e
continuarei
> tendo. Para o usuario leigo qualquer coisa eh dificil, ate mesmo o
windows!
[corta]
> Esquecam esta coisa de FACILITAR O LINUX, apenas leia!!!

Quer dizer, você confunde #facilidade# com #falta de qualidade#. O
conceito de uma interface amigável é vital. Por que você não vai
programar em linguagem de máquina, ou assembler? Abandone C/C++. Fuja de
Python como o Diabo foge da Cruz, se for assim. Arranque os cabelos por
causa de ponteiros e registros!
Uma boa interface não vai te impedir te mexer "nas entranhas" do
GNU/Linux. Apenas vai guiar os passos de quem não quer fazer isso.
Outra coisa: uma interface bem-feita reduz o tempo para se efetuar certas
tarefas. Nem todo mundo é hacker profissional. Algumas pessoas têm
computações importantes a serem feitas, dados a serem trabalhados, e não
deveriam ficar gastando tempo a mais com coisas prosaicas tais omo "por
que minha impressora, meu Zip, meu som, meu teclado, etc." não funcionam.
Se você é alguém interessado no GNU/Linux como um fim em si mesmo, isso
pode ser um grande prazer. Mas, se você tiver coisas pra serem tocadas
pra frente, é perda de tempo!
Claro que inerente a esta discussão está o fato de que há uma gama imensa
de possibilidades de configuração num ambiente GNU/Linux, que não é para
crianças. Mas aí é que uma boa documentação pode ser o elo "perdido" que
faltava.
É fato notório que programadores gostam de "código", e não de
"documentação". Tudo bem, é da natureza deles, e já é genial que tenham
feito tanta coisa e disponibilizado tudo. Mas um bom "front-end" também
faz parte.
[ ]s
Henry