Facilidade do Debian (era: Encontro dos usuários pernambucanos)

	Olá Michele,

	Claro que não. Vamos lá.

> Eu sou bem leiga, bem mesmo... Não, mais do que vc está pensando... ;c)

	Eu também me considero leigo. O fato de ser analista de sistemas me
permite ter uma visão um pouco mais avançada sobre o assunto. Mas uso GNU
somente por lazer e divesão. Minha empresa não usa e não pensa em adotar
(atualmente) em larga escala free software. Não tenho muito tempo (ou o
tempo que gostaria de ter :)) para aprender mais. Só que por insistência
acabei aprendendo algumas coisas, e vez ou outra tiro uma dúvida de alguém
que consegue ser mais leigo que eu :)))

> E acho o Debian muito mais fácil que as outras distribuições que usei
> antes (Conectiva, Mandrake, Red Hat). O que falta são mais how-tos
> (calma, kov, eu explico).

	Não querendo tirar o mérito do Debian, que para mim é a melhor
distribuição, mas em termos de instalação ele é _mais difícil_ (o que não
quer dizer pior) do que outras distros voltadas para o Desktop. Só que ele é
bem mais flexível, e uma mesma distribuição pode ser usada para instalar de
um notebook a um servidor Apache de grande capacidade. Não sei qual outra
distribuição se adapta tão bem.

>	Só conheci o Debian devido a um artigo que o Maçan escreveu
> na Revista do Linux, mas que só trazia a história e onde obter
> mais info (O artigo era ótimo, Maçan, gostei muito).

	Conheci o Debian porque veio (o 1.3) em um pacote junto com o RedHat
5.2 e um Slackware que eu nem me lembro. Até tentei o Debian na época. Mas
eu era *muito* leigo e o dselect me pôs para correr rapidinho :))) Depois de
ler mais na Net, decobri que Debian era A distribuição que eu queria. Penei
até colocar ela rodando na minha máquina.

> 	A PCMaster traz ótimas reportagens sobre como instalar
>  e usar o Linux, mas quase sempre usa o Mandrake ou Red Hat
> e os novatos, como eu, vão seguir as instruções dadas lá.
> Felizmente isso está mudando e no mês passado a distribuição
> do mês foi o Debian.

	Não gosto muito dessas revistas. Acho a imprensa especializada em
informática no Brasil meio fraca (sei que tem gente de revista aqui na
lista... encarem como crítica construtiva :)))

> 	Vou levantar uma questão: Vcs acham que devíamos fazer
> mais marketing do Debian e atrair muitos usuários ou preferem
> que fique assim, só usa quem sabe?

	Acho que sim. Mas usuários completamente leigos que não tem
interesse em aprender, não saberão aproveitar as vantagens da Debian.
Atualmente estou recomendando o Progeny (apesar de nunca ter usado)

	André Leão Macedo