Internacionalização, ortografia e shutdown

Caros colegas,

Estou tentando usar o Debian no meu desktop, mas encontro muitas dificuldades,
basicamente pela falta de intimidade com o Gnome, creio. Antes eu estava
usando o KDE 2.
Perguntas:
1 - Apesar de ter escolhido no gdm o idioma português, os menus Gnome continuam
em inglês. Como faço para mudar isso?
2 - Instalei o ispell/ibrasilian. Como faço para torná-lo o dicionário default
do Debian?
3 - Como faço para usar o gshutdowm com usuário comum?

Antecipadamente, obrigado,

Ivan

ShopFácil. O maior e mais seguro portal de compras
do Brasil, com Internet e e-mail grátis. Cadastre-se já !
http://www.shopfacil.com.br