Re: (semi-OFF-TOPIC)Microsoft .NET e hora de nos manifestar

Olah!

Em Qua 18 Jul 2001 01:31, Gustavo Noronha Silva escreveu:

| certíssimo Pablo! sua mensagem parece vir em boa hora!
|
| eu acredito que muita gente (digo, empresas...) vai deixar de fazer
| o conhecido "upgrade" para windows XP e para Office XP por causa
| dos novos modelos de licensiamento...

	Eu tambem acho. Como a licenca passou a ser shared source (isso
significa que todos podem ver, mas ninguem pode tocar), qualquer
programa que alguem liberar que tenha alguma semelhanca com algum jah
existente da MS pode sofrer um processo de linchamento na midia e uma
investigacao enorme, visando provar que utiliza codigo parecido com o
da MS (e isso eh expressamente proibido pelo shared source). E tem
mais.... eu acho que serah extremamente dificil que alguem, mesmo que
naum tenha nem chegado perto do codigo da MS, prove que isso naum
aconteceu.... afinal, (parafraseando o Perl) "existe mais de uma
maneira de fazer alguma coisa", mas naum existem infinitas maneiras.
Portanto eh provavel que um determinado codigo "lembre" o codigo da
MS, o que faria um juiz naum taum cuidadoso dizer que eh igual e
acabaremos tendo que pagar multas.
	Em algum lugar eu li (acho que foi na FreeDevelopers) que depois do
"shared source", ser programador passou a ser arriscado. Se vc naum
conseguir provar que naum chegou perto do codigo da MS, voce **pode**
(e vai) ser processado se o seu codigo for parecido com o da MS. E
provar como? Afinal, o codigo estarah disponivel para todo mundo!!!

| empresas pequenas não têm como pagar pela solução completa da
| microsoft então já vi muitas empresas que ainda usam windows mas
<snip>|
| as pessoas comuns não sei o que vai ser... os XP precisam de
| máquinas excepcionais e não é todo mundo que quer comprar pc
| novo... o código de ativação só vai complicar a vida dos
| usuários...

	Alem disso, o potencial de ter o seu computador invadido com o XP eh
enorme!!! E se eu sequestrar uma conexao entre o servidor e o cliente
XP? Posso mandar qualquer coisa para o cliente. E se eu fizer um DDoS
no servidor, de onde o XP vai pegar as informacoes. E se eu fingir
que sou o server e pegar as chaves que o cliente me passar "pensando"
que eh para o servidor. Saiu no CIPSGA um artigo discorrendo sobre
isso. Fora que eh implementado (gde parte dele) em ActiveX.... naum
poderia existir nada mais instavel e inseguro que essa porcaria de
ActiveX.

| A declaração de que vai ajudar o mono, da Microsoft só me deixa as
| coisas mais claras.... na minha opinião a microsoft tá se lixando
| pra o mercado a partir de agora...

	Discordo!!!! Sabe pq a MS vai ajudar o Mono (e naum o dotGNU, nem o
Nareau)? Pq quer ditar a maneira como as coisas saum feitas, e a
proposta do Mono permite isso (eles querem reimplementar a .NET em
opensource), diferente do dotGNU e do Nareau, que serao coisas
completamente novas (ou seja, concorrentes). E isso tem tudo a ver
com dominacao de mercado, ou seja, existirao duas grande versoes da
.NET, as duas "feitas" pela MS. Eh a mesma coisa que a MS fez com a
Corel: a Corel tinha uma fatia da qual a MS naum conseguia
participar, resultado: comprou a Corel. No caso do opensource isso
naum ocorre (apesar da Ximian ser uma empresa, acho que seria injusto
com o Miguel de Icaza levantar essa possibilidade), mas se a MS ditar
os padroes, ela controlarah tudo.
	Para parafrasear a LWN: "O Linux pode ganhar o Desktop, mas perder a
rede".

| tá todo mundo errado em achar
| que os XP são a base pro .NET... a base pra o .NET é a base de
| usuários que têm confiança na empresa...

	Exatamente. E se os GNUs naum apresentarem uma contraproposta ao
.NET, a unica empresa a ser confiada sera a MS. Alem disso, serah a
primeira, e nos todos sabemos o quao dificil eh mudar uma base jah
instalada....

| O objetivo da MS é o Hailstorm... o resto é balela... sinceramente,
| eu não sei o que vai ser do mundo se isso vier a se tornar
| realidade... espero que a credibilidade da MS caia em muito...

	Soh cairah se nos, do free software, reconhecermos que precisamos
"sair da toca" e conversar com o pessoal do (argh!)Windows-world para
que eles compreendam. Para parafrasear (putz, hoje eu estou
parafraseando todo mundo!) Michael Douglas no papel de Andrew
Shepherd (o presidente dos EUA) no filme "Meu querido Presidente":
"Os eleitores no deserto naum comerao areia porque naum tem agua, mas
sim porque naum sabem a diferenca". Ou seja, cabe a nos mostrar a
diferenca. Se naum formos nos, quem serah? Acho que eh uma
responsabilidade enorme e insubstituivel.

| parabéns pelo artigo =)

	Obrigado.

	[]s

	Pablo