Re: Som só funciona como root.

Em Seg 16 Jul 2001 09:12, Andre Luis Lopes escreveu:

>   # grouadd seuusuario audio
>
>   Não se esqueça de olhar o histórico da lista, tenho quase certeza
> que essa pergunta (e sua devida resposta) já existe no histórico.

	O que está faltando é um manual de instalação do som no Debian.  Em
geral os How-to existentes não abordam os problemas de permissão dos
dispositivos e induzem o novato a recompilar o kernel
desnecessariamente. Como os novatos não possuem muita experiência em
garimpagem de informação em arquivos de listas,  estas informaçoes
deveriam ser acrescentadas no guia de instalação do Debian para que  as
listas não ficassem sobrecarregadas  quando alguma revista distribuisse
Debian por ai. Pior: como cerca de sessenta por cento dos novatos
que instalam debian com CD de revista não possuem coneccão com a
internet e nem vão consultar a lista  provavelmente construirão o
conceito de que a distribuição Debian, ou o GNU/Linux,   não é
amigável.

 A vantagem das distribuiçoes GNU/Linux comercias para vários novos
usuários domésticos é a facilidade de instalar o som, em geral detetada
por ferramentas tipo kudzu até quando o usuário troca de placa.  Eu
realizei um levantameto - sem rigor científico - e verifiquei que um
novato debian gasta de um dia a seis meses, com média de uma quinzena
de dias,  para configurar de maneira correta o som.  Desprezei os
raros casos que ficaram mais de um ano sem configurar  corretamente o
som.
Se a informação estivesse disponível na instalação do debian
provavelmente seriam dez minutos.
Eu não escrevi nada a respeito ainda pois estou absolutamente sem tempo.

Odair