Re: [OFF TOPIC] programação em C

Emerson,

seu email foi excelente: muitas informações "quentes" sobre programação
em C e páginas de documentação.

Gostaria de complementar duas coisas: de fato, Kernighan & Ritchie
criaram um C que não é mais usado.  Contudo, o livro de Kernighan &
Ritchie tem (pelo menos) duas edições: a primeira é sobre o C que eles
criaram, o K & R C.  A segunda é sobre o ANSI C, definido por um
comitê.

Problema: no Brasil a 2a. edição foi assassinada pela editora que o
traduziu.  Até o índice remissivo está errado. :-(

A primeira edição teve uma boa tradução.

O mais triste é que os dois livros foram muito bem escritos, e vale a
pena lê-los em inglês.

Talvez por serem os criadores do C original, mesmo a 2a. edição ainda
mantém o estilo antigo. Por isso, valem as correções do Emerson para o
programa de contagem de linhas mostrado por Death Angel.

Além dos padrões K & R e ANSI, saiu o próximo padrão internacional do
C, chamado C99, que já deve estar sendo implementado nos compiladores
mais recentes.  Apesar de aceitar o ANSI C como subconjunto, o C99
oferece um monte de alterações que todo programador C vai ter de
aprender.

Tenho visto na revista C/C++ Users Journal uma série de colunas
interessante sobre C99.

Seguindo os links sugeridos pelo Emerson, chega-se em

http://gcc.gnu.org/gcc-3.0/c99status.html

que informa que o suporte ao C99 disponível no GCC 3.0 ainda é muito
limitado.  De qlq modo, deve ser melhor do que o suporte oferecido por
muitos compiladores comerciais. Como de costume. :-)

[]s, Hilton