Re: programação em C

On Thursday 05 July 2001 02:42, Death Angel wrote:
> ola, agradeço a atenção em relação a msg anterior.
>
>  como ja disse comecei a estudar linguagem C, e logo no começo
> do livro encontrei um programa que naum funciona, o livro eh
> "C A linguagem de programação" de Brian W. Kernighan & Dennis M. Ritchie,

Eles foram os criadores do C e desenvolvedores do Unix juntamente com Ken
Thompson, mas acho que esse livro é uma tradução de uma edição lançada antes
da padronização do C pelo ANSI (American National Standards Institute).

> se naum  for um bom livro me avisem.
Livros do Kernighan e Ritchie são sempres excelentes, mas hoje em dia usa-se
mais o ANSI C do que o C de Kernighan & Ritchie (como é conhecido).

> o prama eh minusculo, como ja foi dito o erro foi no começo do livro
> ele conta caracteres.
>
> /*aqui esta o fonte*/
>
> main ()
> {
>     long nc;
>
>     nc = 0;
>     while (getchar () != EOF)
>         ++ nc
>     printf ("%|d\n", nc);
> }
>
> eh acho que receberei uma resposta logo, visto que o programa eh
> muito simples.
>
> muito obrigado pela ajuda.

#include <stdio.h>  /* printf e getchar estão em stdio.h */
int main( int argc, char **argv )
/* Funcao main deve sempre retornar valor,
   nunca untyped (sem tipo) ou tipo void ( nao retorna valor, "ex. void
main(..." )
   int argc retorna numero de parametros de linha de comando
   char **argv retorna string contendo os parametros de linha de comando
*/
{
	long nc;

	nc = 0;
	while (getchar () != EOF) /* EOF é igual ao CTRL+D */
		++nc;

	printf ("%d\n", nc);

	return 0; /* Recomenda-se que main sempre retorne valor
			     visto que esse valor retornado possa ser
			     usado por outros programas pra saberem se
			     o seu programa obteve sucesso ou falha na
			     execução. */
}

veja a documentacao da bliblioteca C do projeto GNU, essa bliblioteca que
você tem no Linux:

http://www.gnu.org/manual/glibc-2.2.3/libc.html

Manuais e informações sobre o GCC (GNU C Compiler) o compilador dos sistemas
GNU:

http://www.gnu.org/software/gcc/onlinedocs/

Saiba um pouco mais sobre o sistema de documentação do Linux e do C nesses
sites abaixo:

http://www.gnu.org/doc/doc.pt.html (portugues)
http://www.linuxdoc.org (ingles)