Re: [OFF-OFF-TOPIC] Padronização de linguagem humana - lojban

No dia 6/27/01, 7:37:24 PM, Lalo Martins <lalo@hackandroll.org> escreveu o
seguinte sobre o tema [OFF-OFF-TOPIC] Padronização de linguagem humana -
lojban:

> Tá, é (até certo ponto) off-topic... mas agora eu tou pensando
> que pode ser um off-topic interessante.

> Mais alguém aqui além de mim já deu uma olhada nisso? Eu tou
> tentando aprendê-la pela primeira vez, se alguém quiser se
> aventurar junto...

Eu dei uma olhada, mas confesso o seguinte: em cinco minutos de olhadela
numa página de esperanto, já fui capaz de entender de que se tratava, e
rudimentos de como se fazia. A página da lojban, entretanto, me parece
exigir a mesma dedicção do que para uma outra língua qualquer. Não achei
fácil, não achei intuitivo, achei cheio de regras. São 600 regras
gramaticais, não?

> ***
> A lojban é uma "linguagem lógica", onde a maior parte das
> frases tem a mesma estrutura de uma chamada de função - você
> faz uma afirmação de uma ligação (selbri) entre alguns
> argumentos (sumti). Por exemplo:

Concordo com a afirmação de oura pessoa aqui na lista: toda linguagem é
lógica, "tem" lógica. Do contrário não seria um sistema estruturado que
possibilitasse a comunicação. Seria "ruído".

A questão é: parece que esperanto demora menos tempo para aprender do que
lojban. Portanto, a questão da facilidade...Esperanto, até certo ponto
"pegou": tem dois milhões de falantes no mundo. É pouco, mas lota um
restaurante...
[ ]s
Henry