[OFF-OFF-TOPIC] Padronização de linguagem humana - lojban

On Wed, Jun 27, 2001 at 02:15:15AM -0300, Lalo Martins wrote:

> http://www.lojban.org/

Tá, é (até certo ponto) off-topic... mas agora eu tou pensando
que pode ser um off-topic interessante.

Mais alguém aqui além de mim já deu uma olhada nisso? Eu tou
tentando aprendê-la pela primeira vez, se alguém quiser se
aventurar junto...

***
A lojban é uma "linguagem lógica", onde a maior parte das
frases tem a mesma estrutura de uma chamada de função - você
faz uma afirmação de uma ligação (selbri) entre alguns
argumentos (sumti). Por exemplo:

mi tcidu le cukta
eu leio o livro, ou:
ler_livro(self, o_livro)
- como não foi dado indicador temporal, pode significar
  eu li o livro, ou
  ok, eu vou ler o livro, ou
  eu estou lendo um livro no momento, não perturbe

onde "le cukta" tem todo o significado de uma variável - é
alguma coisa que eu, pra fins de comunicação, escolhi chamar de
"um livro", mas bem poderia ser um arquivo ou um panfleto.

[]s,
                                               +----
--
            Esvazie sua mente, pequeno gafanhoto.
       Nós temos muito o que aprender... mas primeiro...

Brazil of Darkness (RPG)      ---       http://www.BroDar.org/