Re: [OFF-OFF-OFF-TOPIC] Padronização de linguagem humana - lojban

É tarde da noite, e isso é tremendamente off-topic, mas ainda dá para
dizer que existem duas formas de interpretar a expressão "uma linguagem
lógica".  Uma delas é essa que todo mundo entendeu: tem "lógica", é
capaz de expressar pensamentos de bom senso.

Outra forma é a seguinte: desde o começo do século, muitos filósofos e
lógicos têm notado que as línguas que as pessoas falam -- as chamadas
linguagens naturais -- têm muitas inconsistências e imprecisões,
insuficientes para expressar a matemática.

Por isso é que os filósofos e lógicos do começo do século partiram numa
cruzada para identificar esses problemas e criar uma linguagem que
pudesse ser mais precisa que a linguagem natural.  E saiu uma notação
que as pessoas chamavam de lógica matemática -- por oposição à lógica
filosófica.

Era algo semelhante àquele A de ponta cabeça (ou qualquer), ou àquele E
que foi virado para a direita (ou existe) que usamos em matemática.
Sem falar no implica e em outros menos votados.

Essa festa durou pouco, pois logo surgiu um tal de Gödel que acabou com
a brincadeira.  Mas aí já é outra história, off topic demais.  Até para
este thread. :-D

Basta dizer que muito do que a gente programa se deve a esses radicais,
que queriam mudar a linguagem natural para esse negócio matemático.
Muito da própria noção de computador se deve a esses caras.

Talvez o que o pessoal do Lojban esteja querendo fazer é evitar as
imprecisões e inconsistências da linguagem natural.  Isso o Lalo pode
responder para a lista.

Mas rápido, antes que o pessoal da moderação peça para esse thread ir
para outra lista. :-)

[]s, Hilton