[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Leitor de DVD.



Lalo Martins wrote:

alguém conhece um programa que toca DVD disponibilizando os canais de
áudio??


Eu tenho usado o xine. Não é perfeito e tem seus bugs, mas
funciona, com áudio, e até com esd se vc quiser.

Outra saída interessante é o videolan, disponível em

http://www.videolan.org

Pelos meus testes ele é bem mais responsivo que o xine, não possui os problemas de falta de sincronismo de vídeo que o xine tem, e tem um corretor de aspect ratio que o xine não tem. Outras vantagens são que a implementação de legendas é infinitamente melhor (para ser sincero, até hoje não consegui ver uma legenda que fosse no xine), a decodificação do .IFO permite que a gente veja, por exemplo, o nome das línguas disponíveis tanto das trilhas de áudio quanto das legendas. A interface é bem mais intuitiva que a do xine, o selecionador de arquivos é um selecionador padrão Gtk++, em vez de ser aquela "coisa" do xine. Ele tem suporte a leitura de DVDs encriptados _sem_usar_o_DeCSS. O site de download é francês, o que pode deixar as conciências das pessoas mais limpas por não infringir nenhuma lei norte-americana. Se você se interessar pelo código-fonte, o videolan possui uma implementação completa de abstração de API/interface, toda a pipeline, bem documentada, coisa que o pessoal do xine está _tentando_ fazer (ver http://xine.sourceforge.net para o nightly build do 0.5.0 alpha, e ver o roadmap). Claro que o videolan tem contras: não possui playlist, não possui (ainda) patches para aceitar aceleração por hardware (placas decodificadoras), apesar de parecer não ser tão difícil fazer isso (a documentação da API é realmente bem completa), e algumas das interfaces (KDE, aalib , Win32(!) e outras) ainda não estarem completamente implementadas.

Tive problemas tanto com o xine quanto com o videolan com relação a shared memory, e só fui capaz de executá-lo usando o videoout x11.

Não testei o MPlayer, mas ouvi falar coisas boas dele, principalmente com relação ao suporte de outros formatos de arquivo.

Fica a recomendação de só se aventurar na decodificação por software se você tiver uma máquina que dê conta do recado.



Cláudio da Silveira Pinheiro



Reply to: