Re: RES: UNIX world...

> Uma pergunta básica, que porém não sei responder: qual a diferença existente
> entre FreeBSD, OpenBSD  (não apenas teórica, mas prática)? Creio não ser
> apenas "um é Free e o outro Open".

	Quando surgiu o Linux, já existia outra forma de UNIX alike free que era
o 386BSD, descendente da linhagem do NET/2 e mantido pela universidade de
Berkeley.  Porém o 386BSD tinha o inconveniente dos drivers não terem
licença para serem distribuídos livremente.  Então, em meados de 93,
resolveram reescrever todo o sistema 386BSD sem nenhuma linha de código
proprietário.  Deste novo projeto surgiram divergênicias, pois parte do
grupo queria um sistema UNIX para PC i386, enquanto que a outra parte
queria um sistema multi-plataforma.  Desta segmentação surgiram o FreeBSD,
para PCs i386, e o NetBSD, destinado à outras plataformas.  Ambos projetos
andaram, e andam, paralelos.  O NetBSD funcionava muito bem em outras
plataformas, mas visava somente estabilidade, sem nem ligar para
segurança.  Um dos membros so projeto, Theo De Rat, após sofrer a invasão
de seu NetBSD por parte de um colega, resolveu criar um sistema com ênfase
em segurança pró-ativa.  Daí surgiu o OpenBSD (acho que foi em meados de
95).  Os BSDs tem sua parte histórica com ênfase em servidores de grande
porte, por isso seu desempenho como workstation é ruim (assim como
Solaris).
	O OpenBSD é excelente em segurança "out-of-box" pois este é o mercado que
o pessoal do OpenBSD busca (tanto que só usam criptografia forte no
sistema, blowfish, e o pessoal do OpenBSD também é responsável pelo
OpenSSL e Openssh), e nas distribuições de Linux, a mais próxima é a
Debian.  O OpenBSD ainda usa um sistema antigo de filesystem (síncrono), o
que o torna extremamente lento, além de seus binário não serem elf.  Todos
os BSDs também tem base em licenças BSDL, que não são 100% compatíveis com
a GPL, pois permitem que vc altere o código e não redistribua.
	IMHO, sistemas BSDs são para aqueles que gostam de baixar código fonte,
adaptar o Makefile e compilar.  Os sistemas GNU/Linux são bem mais
amigáveis e fáceis de usar, não deixando nada a dever em relação aos
BSDs.  Claro que quando estamos falando de escalabilidade, gerência de
memória, throuput, daí a coisa muda um pouco para o lado dos BSDs.  Eu
sigo a regra de servidores BSDs e workstations GNU/Linux.
--

                        Hélio Alexandre Lopes Loureiro
                            Unix System Engineer