Re: RES: UNIX world...

>         Olá Hélio,

		Dae André,

>         No caso do Solaris, existe um nondisclosure agreement, em que você
> se compromete a não passar o código para mais ninguém, utilizá-lo em outro
> projeto, ou distribuir versões modificadas. Comparada à GPL, é quase a mesma
> coisa que ter só o binário. O que eles querem na verade é que um monte de
> trouxa fique procurando bugs e falhas de segurança de graça. O Plan9, pelo

	Foi o que eu disse.  O Mac OS X também tem um MACL que é igual ao do
Solaris.  A Microsoft também deve estar preparando uma destas para liberar
o Windows e melhorar o código com os samaritanos de plantão.

> que eu li, nem é UNIX-like. Tirando o shell, que aceita os mesmos comandos,
> é um conceito novo, mais ou menos como o GNU/Hurd. Em comum com o Gnu/Hurd
> ele tem a usabilidade, que é quase nula :)

	Ele é um Unix sim, só que kernel é desenvolvido com o conceito de
microkernel, assim como o Hurd.   Eu tenho o Plan9 aqui num cd da Geek,
mas não fiz nenhum esforço para ver como é.

>         Um vez um amigo meu pediu para ajudar a instalar o Apache em um AIX.
> Baixei os fontes, mas o tar que vinha nele era tão antigo que não consegui
> abrir o código fonte. Tivemos que ficar com o webserver que vinha no CD,
> somente em binário. Detalhe: a máquina era nova.

	Vc teve o azar de pegar o "pior" UNIX para instalação (opinião pessoal).
Quando os MIBs (Men In Black) da IBM criaram o hardware do RISC 6000, onde
nada rodava, criaram o AIX para fazer o treco funcionar.  Até para
compilar hello.c no AIX é complicado.  De tempos em tempos aparecem
incompatibilidades entre o GCC e o AIX.  Quer trabalhar com plataforma
RISC?  Experimente uma Ultra Sparc.  Estou usando uma Ultra 5 com Debian e
é simplesmente fantástico.  Parece um PC de gente grande :-)  O próximo
passo é ver como rodam os binários de Solaris através de emulação.

--

                        Hélio Alexandre Lopes Loureiro
                            Unix System Engineer