instalacao e configuracao do tinycobol-0.52 no debian 2.2

Ola pessaol,

Baixei o pacote .deb do tinycobol como Rildo me indicou.
tinycobol for debian 2.2 instalei no diretorio /usr/local
rm -R tinycobol-0.52
gunzip tinycobol-0.52-1.tar.gz
tar -xvf tinycobol-0.52-1.tar (gerou diretorio tinycobol-0.52)
cd  tinycobol-0.52
./configure
(( continua a mensagem ))
confire:error:required. program not fount.. aborting
isto significa que o ./configure nao concluiu com sucesso.

pergunto, falta algumcomando? falta algumarquivo e/ou pacote?
Alguem pode me auxiliar com mais detalhes.

sds
Carlucio