Re: UNIX world...

Hello!

	Vou tentar responder... se eu tiver errado e pessoal da lista, tenho
certeza, vai apressar-se a corrigir (;^P)

Em Qua 16 Mai 2001 12:39, Nitrogen escreveu:
| Durante mais uma "ótima" aula na faculdade, estive a pensar no
| mundo dos computadores. Neste caso, mais precisamente, no mundo
| UNIX/LINUX.
|
| Ainda tenho algumas dúvidas a respeito deste mundo, então resolví
| coloca-las aqui pensando que alguém poderia me ajudar. Também
| gostaria de opiniões...
|
| 1. O UNIX é OpenSource?

	Naum.
	O Unix foi originalmente desenvolvido nos laboratórios Bell como um
projeto de pesquisa privado a partir de 1969. A versao 1 somente saiu
em 1971, e era baseada em assembly. A versao 4 (1973) foi reescrita
em C. A partir de 1984, com a adicao do suporte a redes pela
universidade de Berkeley, a popularidade do sistema cresceu
geometricamente. Dois eram os tipos de linux existentes: o famoso
System V, da AT&T, e o Berkeley Software Distribution (BSD). Mais
detalhes no Unix-FAQ.
	Atualmente eh definido por "um sistema operacional tipicamente
escrito em C, com um sistema de arquivos hierarquico, integracao de
arquivo e dispositivos I/O, cujas chamadas ao sistema incluem fork(),
pipe(), e cuja interface com o usuario inclua ferramentas tais como
cc, troff, grep, awk e um shell" (Definicao do unix-FAQ). Eh bom
lembrar que UNIX eh uma marca registrada, mas eh usado de maneira
generica. Mais tarde a IEEE lancou o que seira um padrao para definir
um UNIX (chamado POSIX: Portable Operation System I/F), que tambem
definia o VMS e o OS/2.
	Portanto, UNIX eh uma denominacao generica (na grande maioria
referindo-se ao padrao POSIX e suas revisoes), enquanto que
movimento OpenSource (http://www.opensource.org), que comecou com
esse nome em 1998, e baseou sua definicao nas diretivas do Projeto
Debian para o software livre
(http://www.debian.org/social_contract.html#guidelines), eh um
movimento que defende a existencia de programas cujos codigos fonte
(source) sejam publicados e que sejam mantidos dessa maneira (ou
seja, se vc fizer algum programa com aquele codigo, deve permitir a
liberacao pela mesma licenca. Isso eh justamente o que as grandes
empresas (modelo de producao Catedral - veja versao em portugues em
http://www.geocities.com/CollegePark/Union/3590/pt-cathedral-bazaar.html),
tipo a Microsoft temem (veja tambem
http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2001-05-15-021-20-OS-CY-MS).
	Espero naum ter sido muito prolixo.

| 2. Se alguém lhe falasse que você pode escolher entre um CD com
| LINUX e um com o UNIX, para instalar no seu computador, qual você
| escolheria? Pq?

	Hah um erro intrinseco na pergunta: Que UNIX? Se fosse, por exemplo,
Linux e FreeBSD, eu teria duvida (jah tive e jah optei por Linux,
BTW). Mas se fosse Linux e HP-UX, sem duvida escolheria linux, pelo
modelo aberto (opensource). Minha resposta eh: "escolha o modelo
aberto sempre", ainda mais se vc estarah utilizando para algum
sistema em que a seguranca eh muito necessaria. A resposta completa
estah naquele artigo da linuxtoday acima.

|3. Acredito que um dos pontos negativos do UNIX
| seja o preço. Verdade? Se fosse FREE será que todo mundo (com bom
| senso) o usaria?

	Mesmo erro intrinseco. O problema dos UNICES (plural mais usado de
UNIX) proprietarios naum eh o preco, eh o fato de seguirem o modelo
catedral de desenvolvimento fechado. Lembre-se que Free de "Free
Software" naum significa gratuito... significa livre, assim como em
freedom. Pense: se vc tiver uma falha de seguranca no seu sistema, vc
preferira poder consertah-la vc mesmo ou esperar pelo proximo release
do sistema? Caso vc naum possa consertar (naum tenha o conhecimento
tecnico, etc), vc prefere reportar a falha para um sistema onde o
modelo de producao tenha a capacidade de lhe responder em 15 minutos,
ou, novamente, esperar o proximo release proprietario? Eu uso o
Debian, por exemplo... lembro de uma falha no Zope ha alguns meses
que foi consertada antes mesmo de ser reportada pela BugTraq. E assim
existem milhares de exemplos. Pense novamente: se vc tivesse um
sistema de codigo fechado (ainda mais vindo de uma corporacao com uma
confiabilidade tao baixa como a Microsoft, por exemplo) e um sistema
de codigo aberto, como o Linux, freeBSD, etc., em qual vc teria
duvidadas que o fabricante tivesso colocado um backdoor? O sistema
aberto vc pode ver o codigo, e mesmo q vc naum tenha a capacidade
tecnica de entende-lo, outros tem... se alguem tivesse introduzido
alguma vulnerabilidade no codigo deliberadamente, isso seria
rapidamente detectado. O que aconteceria no software fechado. Sem
falar nos bugs que sao escondidos para evitar queda das acoes da
empresa nas bolsas, etc. Essa eh a velocidade e a agilidade que fazem
o FreeSoftware primeira escolha em questoes de seguranca. Mais uma
pergunta retorica: E se a empresa falir, como ficam os seus usuarios?
Por exemplo, a Eazel (que faz o Nautilus em modelo opensource) acabou
de fechar as portas!!! O Nautilus morreu junto? Naum... existem
varios desenvolvedores independentes que continuam mantendo o seu
codigo. Se a Microsoft falir (o que naum eh mais uma possibilidade
desprezivel...), como ficam os milhoes de usuarios de Windows?
	Desculpe a orientacao anti-Microsoft, mas falo do que sei... garanto
que outros conhecem melhor IBM, HP, etc do que eu e podem dar suas
opinioes...

| Aê pessoal, é basicamente isso. Obrigado

	Blz. Espero ter esclarecido/ajudado.

	[]s

	Pablo
--