Re: uid default no gpg

On 29-Mar-2001 Henrique M Holschuh wrote:

> [...]
>
> Algum dia você vai dar de cara com duas chaves diferentes (cujos donos são
> diferentes), com mesmo UID fora o endereço de email, e que por pura
> coincidência a mesma pessoa assinou ambas. Aí você vai entender.  Isso pode
> não ser muito comum no Brasil, mas lá fora é. Porque você acha que o PGP 1.0
> começou com essa história de por o endereço de email na chave?
>
> Note, entretanto, que o gpg assina cada UID com a própria chave. Isso
> permite um certo grau de certeza que uma nova UID não assinada é correta se
> uma outra UID mais velha da mesma chave tiver sido assinada por certa

De fato. O engraçado é que na mesma mensagem você mostra algo contra meu
argumento e a favor dele :-) Com essa sua última observação, dá pra ver que não
há como você confundir uma key com outra, por causa da auto-assinatura. Além
disso, a assinatura que você dá em um "uid" e que é revogada continua válida
porque você assinou em cima do uid novo:

pub  1024D/3516D372 2000-06-05 Carlos Laviola <claviola@ajato.com.br>
sig        3516D372 2001-02-17  Carlos Laviola <claviola@ajato.com.br>
uid                            [revoked] Carlos Laviola
<claviola@brfree.com.br>rev        3516D372 2001-03-02  Carlos Laviola
<claviola@ajato.com.br>
sig        3516D372 2000-09-07  Carlos Laviola <claviola@ajato.com.br>
uid                            [revoked] Carlos Laviola
<claviola@rj.sol.com.br>rev        3516D372 2001-03-02  Carlos Laviola
<claviola@ajato.com.br>
sig        985BA281 2000-11-18  Gleydson Mazioli da Silva (Chave PGP Pessoal)
<gleydson@escelsanet.com.br>
sig        882A6C4B 2000-11-18  Gustavo Noronha Silva (KoV) <dockov@zaz.com.br>
sig        3516D372 2000-06-05  Carlos Laviola <claviola@ajato.com.br>
uid                            Carlos Laviola <claviola@debian.org>