Re: Speeeeedy

On Wed, Jan 10, 2001 at 11:14:13AM -0200, Christoph Simon wrote:
> [...]
(...)
> Speedy é ruim, mas Vírtua é pior. Eu devolvi. Em nenuhm dos casos
> entendo porque estou pagando quase R$150 ao mes, recebendo tanto SPAM
> da Terra! Mas acho (sem ter uma prova) que a Globo é pior também
> nisso. Em qualquer caso, estou colecionando toda mensajem
> propagandística e não solicitada da Terra, e algúm día vou escrever um
> script que manda isto de volta durante 48h sem parar. Não poderam
> reclamar por receber o que eles mandaram para mim. Ao final parece que
> `abuse' em Terra só existe para eliminar a concorrencia que também manda
> SPAM.

	Eu assino o Terra e não recebo spam algum além de um boletim
semanal deles.

(...)
> [...]
> nossos 84 bytes com essa velocidade é de 84 / 16384 = 0.0051269531250
> segundos. Lançando um ping em Speedy versão 2 (256/128) o pacote vai
> viajar durante 0.00256347656250 + 0.0051269531250 = 0.00769042968750
> segundos, ou 7.69042968750 milisegundos. Se despreciamos o tempo do
> host remoto para gerar a resposta (normalmente na ordem de
> nanosegundos) é isto o tempo de resposta correto. Para ter uma idéia
> mais ou menos correta, lançar os pings por lo menos durante meia hora,
> e pengando a média de vários tests assim em difenrentes horários.

	Existe uma diferença entre latência e throughtput. Tem serviço
por satélite que transmite vários megabits/segundo mas tem 400 ms de
latência. Aí você pensaria, poxa os caras estão me sacaneando. Mas não
estão.
	O Speedy permite que você transmita _até_ 32 KByte/s pela rede
deles (no caso de 256 KBits/s), mas você tem o tempo de latência. Ou
seja, ao transmitir um pacote, você tem o tempo de latência + tempo de
transmissão pela rede (que aí entra a velocidade de 256 KBits/s). Eu
alcanço transmissões aqui com o meu Speedy de até 29 KByte/s com ping
de 20 ms :-).

[]'s
--
Rodrigo S. de Castro   <rcastro@linux.ime.usp.br>