Re: Speeeeedy

On Wed, 10 Jan 2001 09:52:38 -0200
Cesar Cardoso <cesar@linuxsolutions.com.br> wrote:

> Dois motivos para NÃO assinar o Virtua:
> a) cable modem é questionável em termos técnicos
> b) a postura da Globo Cabo ("nós somos da Globo, Roberto Marinho manda no
> Brasil, logo podemos tudo").

Tenho mais dois:
c) Você paga R$9.00 por cada 100MB que baixa além do primeiro 1GB por
   mes. Se você pretende usar Vírtua para montar máquinas com debian
   via apt, vai ser mais econômico instalar Windows NT.
d) Você deverá fazer um login novo após cada mudança de IP (cada 48h
   aprox.). Este login você não pode automatizar porque está (estará)
   feito em páginas web/java dinâmicas provavelmente cheios de
   propaganda. Se você tem vírtua em casa e pretende usar ele para
   pegar arquivos desde o trabalho, pode esquecer si houver uma troca
   de IP no meio (o que normalmente se podería resolver com um simples
   e-mail automatizado ou implementando um DNS dinámico) porque você
   não está em casa para fazer o login.

Speedy é ruim, mas Vírtua é pior. Eu devolvi. Em nenuhm dos casos
entendo porque estou pagando quase R$150 ao mes, recebendo tanto SPAM
da Terra! Mas acho (sem ter uma prova) que a Globo é pior também
nisso. Em qualquer caso, estou colecionando toda mensajem
propagandística e não solicitada da Terra, e algúm día vou escrever um
script que manda isto de volta durante 48h sem parar. Não poderam
reclamar por receber o que eles mandaram para mim. Ao final parece que
`abuse' em Terra só existe para eliminar a concorrencia que também manda
SPAM.

Começei escrever um programa que testa a conectividade de uma conexão
supostamente 24/7, lançando pings cada pocos segundos. Cada transição
de funciona/não funciona gera um registro num banco de dados. Ao final
do mes posso dizer o tempo em que não teve serviço. Por certo, cada
poucos minutos há um corte na comunicação. Mas como tem um buffer em
alguma parte, estos pacotes chegam uns >15 segundos tarde. Isto produz
muitas vezes um timeout solicitando o re-envío do mesmo pacote e
baijando a quota de transferência efetiva sem baixar as
estatísticas. Como o meu programa tem um timeout de muito menos que 15
segundos, atrapo todos eles. Isto é bom para reclamar. Não vou receber
muito dinhero de volta, mas penso publicar o programa para que todos
que tinham um serviço assim possam reclamar mais ou menos
automaticamente. Acho que a perda do provedor em termos de esforço
administrativo vai ser tão alto que deveram reacionar. O programa
funciona, mas ainda não está geralizado o bastante para ser
publicado. Se alguem tiver interesse, pode me contatar diretamente.

Mais uma dica:

A cabeçera de um pacote IP (sem opções) tem 20 bytes. Um ping lança um
pacote tipo ICMP que tem mais uma cabeçera de 8 bytes. Em Unix um ping
normalmente lança um pacote com 56 bytes de dados, em Windows são
32. Assím temos 20 + 8 + 56 = 84 bytes por pacote. Assumindo que temos
uma velocidade de recepção de 256kb/s, isso é que podemos receber 256
* 1024 / 8 = 32768 bytes por segundo, o tempo para nossos 84 bytes com
essa velocidade é de 84 / 32768 = 0.00256347656250 segundos. E
assumindo que temos uma velocidade de envío de 128kb/s, isso é que
podemos mandar 128 * 1024 / 8 = 16384 bytes por segundo, o tempo para
nossos 84 bytes com essa velocidade é de 84 / 16384 = 0.0051269531250
segundos. Lançando um ping em Speedy versão 2 (256/128) o pacote vai
viajar durante 0.00256347656250 + 0.0051269531250 = 0.00769042968750
segundos, ou 7.69042968750 milisegundos. Se despreciamos o tempo do
host remoto para gerar a resposta (normalmente na ordem de
nanosegundos) é isto o tempo de resposta correto. Para ter uma idéia
mais ou menos correta, lançar os pings por lo menos durante meia hora,
e pengando a média de vários tests assim em difenrentes horários.

Para testar a velocidade, lançamos os pings primeiro contra o
gateway. Não ha nenhuma Internet congestionada no meio, assim que é um
indicador objetivo do serviço do provedor. Eu faz muito tempo que não
vi tempos inferiores aos 20ms com Speedy (me estão dando máximo um 30%
da velocidade paga). Além disso sería questão de testar a velocidade
aos DNS' e os tempos de resposta deles, o que afeta diretamente a
velocidade na navegação na Internet. Caso de não dar certo RECLAMAR!!!

Nota final: Este teste não é 100% objetivo, mas a pessoa na Telefônica
ou Net que atende a reclamação deve provar isso antes de afirmá-o.

--
Christoph Simon
ciccio@prestonet.com.br
---