Re: RES: hardware

Clovis Fabricio Costa wrote:

> Uma coisa é funcionar. Outra é ser boa. =P
> Confio mais numa placa de vídeo que eu possa trocar e tal...
Essa placa é tem um i810e, não há problema de compatibilidade, mesmo
acelerando OpenGL é lento com 3D, comparando com um TNT2, Voodoo3. Não é
possivel trocar a placa AGP mas da pra colocar um Voodoo3 PCI.

> Um amigo meu tinha um celeron c/ algumas coisas on-board, a gente instalou
> linux, e ficou mais lento que meu Pentium UM 200MMX
Aposto que meu celeron 433 compila o kernel mais rápido que um PII333
;-)
O problema com celeron é que existem 3 gerações desse processador, a
original sem cache L2 (Covington) que é mais lento que um P233MMX, o
Mendocino com 128KB L2 quase tão veloz quanto um PII de mesmo clock e o
PIII "mutilado", Coopermine, que é simplesmente um PIII com 128KB L2 e
barramento de 66Mhz enquanto o PIII mesmo tem 256KB L2 e 133Mhz de
barramento. Os Celeron atuais são todos PIII artificialmente alterados
para serem mais lentos.
O Duron tem é o melhor processador em termos de custo/beneficio,
contanto que vc use uma placa para Athlon, com chipset Via Apollo Pro
133A, as onboard para Duron estão na primeira geração e são muito ruins.
Outra possibilidade seria comprar um Intel com placa com chipset i815e,
com video, som onboard, o maximo de memoria e disco que puder comprar e
no fim do ano comprar uma placa AGP nova, talvez uma placa de som.
A ultima é o K6II 550, o processador mais barato cujo lugar será ocupado
pelo Duron. Nos outros casos vc pode fazer upgrade de processador, com
K6II 550 não.

[]'s
Edson