RES: hardware

  -----Mensagem original-----

	Também estou olhando um micro e vi uma configuração com placa mãe
Intel, cheio das porcarias OnBoard (não me lembro o modelo). O técnico da
loja me disse que a placa de vídeo funciona no Linux (bem, eu sei que ele
não é o mais indicado para falar isso ... :) . Eu acho que tem apenas que
utilizar o agpgart. Eu tenho anotado o modelo da placa em casa, vou dar uma
fuçada no site da Intel.
	O que importa não é o fato de ser OnBoard ou não, mas sim qual é o
chipset utilizado. O meu computador atual é um Compaq Presario com uma única
placa, e ainda por cima com um gabinete integrado ao monitor. Os imbecis da
assistência técnica me garantiram que ele não roda Linux. Mas eu nunca tive
problema nenhum. O chipset de vídeo dele é S3, que segundo os README do
XFree são os mais bem suportados.

> Celeron não vale muito a pena na minha opnião.

	Concordo. Trabalho em um Celeron, e não grado muito não.... :)

> Placa de som, uma compativel com Sound Blaster é uma boa.

	Essa placa Intel que eu mencionei tem som OnBoard compatível com
SoundBlaster.

> Modem, dê preferencia pra um modem de verdade (que não seja
> de software), de
> preferencia ISA.

	O problema é encontrar isso hoje em dia. Em todas as lojas que eu
pergunto, os únicos modelos que não são WinModem disponíveis são USR, e são
mais que o dobro do preço. Em casa, eu instalei um Hayes ISA (33.6). Foi
meio chato de configurar ele (não dá para configurar nada na placa), mas uma
fuçadinha no ISAPnP resolveu o assunto.
	Só um detalhe: modems externos são também muito bem suportados pelo
Linux, se você achar um com um preço razoável.

	Um abraço,

André Leão Macedo
DATAPUC - Sistemas
andremac@pucminas.br