Re: Aprendendo

On Fri, 15 Dec 2000 03:29:15 -0200
"Thiago Volpi Ramos" <thiagovr@zaz.com.br> wrote:

> a. aprender a instalar programas que acabam com .bin ( como o Star Office
> que peguei no site deles ) e tar.gz ( Netscape 6 ),

Segundo saiba eu, StarOffice é o único que usa bin. Parece ser um
invento da Sun para seguir os passos da Microsoft uma vez conseguido o
obetivo de irradicar MS do planet. Você pode ter baixado o SO de dois
formas: em um arquivo ou em vários, mas o procedimento é o mesmo para
todos: Faza um "file *" no diretório. Vai ver que alguns arquivos são
executáveis tipo ELF, e os outros são dados. Aqueles executáveis você
marca como tais usando "chmod +x <nome>". Então executa os executáveis
(provavelmente com um "./" diante o nome), e segue as instruções na
tela.

> b. mexer bem com o apt-get,

lendo o manual e praticando, praticando, praticando

> c. saber algumas coisas sobre particularidades do diretório do linux. Por
> exemplo, onde instalo o StarOffice. Em /dev? /usr?

Nesta ajuda um bom livro sobre unix, para conhecer um pouco as
``tradições'', e depois olhar para as estratégias na debian.

> Agradeceria se alguém me indicasse um texto onde eu possa aprender essas
> coisas e outras mais que sejam úteis para um iniciante como eu.
> Se estiver em português é melhor, mas em inglês eu também consigo ler ( vou
> sofrer um pouco mais ).

O focalinux já foi recomendado, o que só posso secundar.

--
Christoph Simon
ciccio@prestonet.com.br
---