Aprendendo

Como vcs perceberam sou iniciante no linux. Instalei ele ( o Debian e o
Conectiva ) há menos de um mês em casa, e não tenho formação em computadores
( estudo medicina na verdade ). Preciso então de alguma ajuda para:

a. aprender a instalar programas que acabam com .bin ( como o Star Office
que peguei no site deles ) e tar.gz ( Netscape 6 ),
b. mexer bem com o apt-get,
c. saber algumas coisas sobre particularidades do diretório do linux. Por
exemplo, onde instalo o StarOffice. Em /dev? /usr?

Agradeceria se alguém me indicasse um texto onde eu possa aprender essas
coisas e outras mais que sejam úteis para um iniciante como eu.
Se estiver em português é melhor, mas em inglês eu também consigo ler ( vou
sofrer um pouco mais ).

Obrigado,
Thiago Volpi Ramos