Re: 2 swaps!?

"Gustavo Noronha Silva (KoV)" wrote:

> eu sinceramente não entendo o porque do aumento de performance, jah que o
> hd eh bem mais lento que a ram, para mim, o logico seria quanto menos
> o hd trabalhar como ram, mais rapido naum =)?

A questão está no algoritmo de gestão de memória empregado, está feito
de forma a começar a pôr dados em swap muito antes da RAM se esgotar...
eu tenho 128MB de RAM, ele não começa a fazer swapping quando atinge os
128 de ocupação de memória, começa a fazer muito antes.
Deste modo qualquer computador com swap é sempre mais rápido do que um
sem swap (dadas caracteristicas iguais).
O porquê de isto acontecer ultrapassa-me :), mas tem a ver com questões
de eficiência na gestão da memória e da capacidade de previsão do kernel
sobre quais os dados que irão ser acedidos sequencialmente (ou algo do
género); o lógico seria de facto trabalhar sempre com a RAM, talvez
alguém consiga explicar exactamente o que está por detrás do algoritmo
de swap? EU vou investigar :)

Outro exemplo, O GNU/Hurd sem swapp praticamente fica parado... corre
melhor num computador com menos de metade da RAM de outro que não tenha
swap.

--
Frederico Serrano Muñoz		GNU: http://www.gnu.org
fsmunoz@sdf.lonestar.org	Debian: http://www.debian.org