Dúvida quanto a HDs e partições

Alô povo,

Acabei de comprar um HD monstruosamente grande (40 GB). Tive que usar um
programa chamado OnTrack Disk Manager (OnTrack DM) para enganar minha
BIOS, que não reconhece HDs com essa capacidade toda (só vai até 8.4
GB, é o bug dos HDs com mais de 255 cabeças, se não me engano). Pra
minha sorte, e depois de tentar flashear minha BIOS várias vezes com
versões mais atuais (o que foi até bom, porque eu descobri que é
possível mudar aquela imagem de quando você liga o computador por algo
mais 'cool', tipo, "Linux Inside" em azul =]) o Linux suporta o DM muito
bem, desde a versao 1.2 segundo minhas pesquisas:

hda: SAMSUNG SV4084H, ATA DISK drive
hda: SAMSUNG SV4084H, 38931MB w/426kB Cache, CHS=4963/255/63, (U)DMA
 hda: [DM6:DDO] [remap +63] [4962/255/63] hda1

No entanto, o meu LILO ficava na MBR do HD antigo (640 mb), que era o
primário da primeira IDE, e cedeu seu lugar pro enorme. Agora estou sem
LILO, e acho que não vou poder colocá-lo novamente, porque agora o meu
HD de 2 GB, que antes era secundário da primeira IDE, agora é
secundário da segunda IDE (resolvi colocar o leitor e gravador de CD
que tenho em IDEs separadas, pra possibilitar cópia direta de um CD
para o outro). Será que há alguma maneira de instalar o LILO sob essas
condições? Estou tendo que dar boot via um disquete. Não chega a ser
horrivel, mas eh incomodo ter que toda hora digitar "linux
root=/dev/hdd2 sb=0x220,5,1,5 hdc=ide-scsi".

Outra coisa: Nas antigas condições de espaço escasso, eu criei uma
particão de 700 mb com o parted do meu HD de 2 GB, para compartilhá-la
no Windows. Agora que isso nao é mais preciso, pois ela já foi toda pro
HD sem fundo, eu apaguei-a e recriei-a como uma partição ext2 comum.
Como posso fazer para colocar o meu diretório /home dentro dela,
preservando todas as permissões, e tudo mais? O 'cp' me diz que não
pode preservar permissoes quando uso certas opções. Já li sobre o uso
de tar, mas não sei como fazer.

A título de curiosidade, olhem que legal meu df -h :)
Filesystem            Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/root             1.1G  828M  273M  76% /
/dev/hda1              38G  1.5G   36G   4% /c
/dev/hdd3             749M  4.0k  748M   1% /mnt/

Legal né? =]

Falou.

--
 _ _  _| _  _  | _   . _ | _	http://ukug.uk.freebsd.org/~claviola/key.txt

Linux: the choice of a GNU generation - Registered Linux User #103594
Let's call it an accidental feature.  --Larry Wall