como usar a tecla de print screen

Ola pessoal,

descobri recentemente que no meu linux, em modo texto, se por acaso eu
quero imprimir o que esta na tela, a tecla de print screen nao funciona;
eu imaginava que ela ia jogar o que esta na tela na impressora default,
dai eu dei um export PRINTER=lp0 mas mesmo assim nada acontece.

por exemplo, se eu tiver lendo uma pagina manual, gostaria de imprimir
so aquela area relevante que esta na tela e nao toda a pagina man.

alguem poderia me dar uma dica de como resolvo isto.

t+

Clovis Sena