Re: como usar a tecla de print screen

Clovis Sena wrote:

> descobri recentemente que no meu linux, em modo texto, se por acaso eu
> quero imprimir o que esta na tela, a tecla de print screen nao funciona;
> eu imaginava que ela ia jogar o que esta na tela na impressora default,
> dai eu dei um export PRINTER=lp0 mas mesmo assim nada acontece.
>
> por exemplo, se eu tiver lendo uma pagina manual, gostaria de imprimir
> so aquela area relevante que esta na tela e nao toda a pagina man.
>
> alguem poderia me dar uma dica de como resolvo isto.

Clóvis

	Até aonde eu sei não existe um evento associado a tecla "Print Screen"
no kernel do Linux. Esta funcionalidade parece ser somente disponível no
DOS OS. Como proceder então ?

	1. Vc. pode alterar o programa que vc. está usando ( telnet certo ? )
para que ele trate o evento de "pressionar o botão" para que ele mande o
que está na memória de video para a impressora ( o mais correto e fácil
) --Free Soft rulez --.

	2. Porém , se esta deve ser uma funcionalidade que deve estar presente
em mais de um programa , isto pode ser inserido no kernel do Linux. Isto
já é feito com a tecla "ctrl+alt+del" que a este é associado o comando
"shutdown -r now" ( definido no arquivo /etc/inittab) .Hum , se vc.
fizer um programa que acessa a memória de video e imprime o seu conteúdo
, vc. poderá usar "ctrl+alt+del" para rodar este programa para imprimir
o conteúdo da tela.

	3. Vc. poderá procurar um programa com esta funcionalidade , ou ,
procurar um grupo que esteja ativo no desenvolvimento de um telnet e
sugerir que eles incluam isto ao código. Há muitos relatos destes que
foram atendidos em 24hs.

	Lamento por não ter respondido exatamente a sua questão , e , lembrando
, eu posso estar errado quanto aquilo que eu disse e também é válido
insistir com este tipo de perguntas nas diversas listas.

--
Fernando Silva
Undergraduate Student - Mechanical Eng. Dept.