Re: Projeto LinUSP (http://linusp.usp.br)

On Wed, 3 Feb 1999, Daniel Doro Ferrante wrote:

> 	Você citou a distribuição da Conectiva. Em particular, eu acho que
> essa distribuição tem alguns "problemas": Ela não é GPL! Além disso, eles

Não, ela não é 100% GPL, como a debian também não é. Os softwares
disponíveis no Conectiva Linux são liberados sob várias licenças: GPL,
LGPL, BSD, MIT, Artistic, Domínio Público, etc, como são os disponíveis na
debian. Mas todos são de livre distribuição. Somente o segundo CD contém
pacotes "non free", mas são claramente designados como tal e estão em um
CD a parte.

> usam o RedHat! :((( Eu acho que deveria ser feito um esforço (e GRANDE pelo

Questão de gosto. Novamente: a melhor distribuição é a que você está
acostumado. O resto é flame war desnecessária. Instale várias, experimente
e use.

> visto... ;) para que a distribuição usada fosse Debian - e acho que os
> motivos disso são bastante óbvios. Não estou menosprezando as outras

Nem tanto. Tema _muito_ polêmico.

> distribuições, mas a Debian é o mais próximo de GPL que há por aí! E, como
> diz o Linus: "Software is like sex; it's better when it's free."

E como o RMS diz: (http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html - What is
Free Software?)

   ``Free software'' is a matter of liberty, not price. To understand the
concept, you should think of ``free speech'', not ``free beer.''

> 	Eu acho bastante inutil fazermos todo um movimento para gerarmos um
> software que não seja Free. Aí o quê estaríamos fazendo seria copiar os
> moldes da Micro$oft!

Leia o conceito de Free Software acima.

Estamos trabalhando para que isto aconteça, vários OEMs estarão
disponibilizando Linux pré-instalado em máquinas (servidores e estações de
trabalho, sem Windows) aqui no Brasil, em breve. E nos próximos meses mais
160 mil CDs do Linux estarão nas bancas de revistas pelo pais afora, em
adição aos 50 mil que já sairam.

> 	O Mercado Brasileiro (assim como os outros) vai certamente se
> livrar do domínio da M$, pelo motivo mais óbvio que existe: o Linux
> FUNICONA!!! Atualmente, pelo que eu tenho ouvido, as novas versões do

:)

Veja http://www.conectiva.com.br/cl/linux13.html - Treinamento

> 	Eu acho que, uma vez que já estamos nos engajando em
> "Internacionalização do Debian" poderíamos aproveitar a viagem e começar a
> trabalhar num projeto de "Friendlization" do Debian ;) Afinal, acho que nós
> estamos mais a par das necessidades do nosso público alvo (e de seus
> conhecimentos também).

Exatamente! Quanto mais fáceis forem os processos de instalação das
distribuições mais usuários usarão o Linux! Novamente, por favor visitem
http://lie-br.conectiva.com.br e nos unamos por softwares de livre
distribuição que falem nossa língua!

	- Arnaldo