Re: Projeto LinUSP (http://linusp.usp.br)

Oi todos,

Se me permitem, opiniao de iniciante em Linux, mas de saco cheio do
WinXX:

Sou extremamente simpatico a distribuiçao Debian, a maneira como as
coisas sao condizidas de forma transparente, ao engajamento de todos por
uma especie de causa nobre. Realmente, o Linux parece funcionar muito
bem (digo parece, pois pouco conheco). Como desenvolvedor macaco velho,
dos bons tempos da escovacao de bits, quando contava os ciclos de
maquina das instrucoes para ver se a rotina ia desempenhar como eu
precisava, aprendi que um bom software deve, alem de fazer aquilo que se
imaginou que deveria fazer, ter um bom desempenho. Por isso sempre achei
que um bom teste e instalar o aplicativo numa maquina "lenta" e com
poucos recursos e analisar seu comportamento.
Fiquei agradavelmente surpreso com o desempenho do Linux no meu 486.
Estou preferindo utiliza-lo do que o WinNT num K6 233 com 64 M de
memoria !

Desculpem a enrolacao toda no paragrafo anterior, mas foi so para
explicar que acho que devemos nos esforcar ao maximo na divulgacao do
SO, sua traducao, elaborar roteiros de instalacao, fornecer suporte, ou
seja, facilitar ao maximo sua utilizacao.
Nao esquecer que nosso pais infelizmente passa por mais um periodo de
crise, e neste momento poder contar com uma ferramenta de produtividade
da qualidade do Linux, a baixissimo custo, confiavel, sem ter que fazer
upgrades monstruosos nas maquinas existentes, mas pelo contrario, poder
aproveitar bem o que existe, prolongando um pouco mais a vida util do
equipamento, pode ser decisivo para que deslanche a todo vapor.
Nao esquecer tambem quanto ao fator tecnologico. Um dos motivos que
estao me deixando entusiasmado eh que atraves de um sistema onde temos
ate o codigo fonte disponivel podemos realmente adquirir tecnologia e
das boas, nao ficar dependendo do lixo comercial imposto pela SoftIntel,
pois o Windows eh apenas uma colcha de retalhos, mal cerzida.

Quanto a distribuicao, jah sou entusiasta da Debian e acho que tem tudo
para ser bem aceita aqui no Brasil.

Bom, e estes sites oficiais, como desencantar isto ?

Abraco a todos,

Vinicius